Arouca, Cultura

Olhares literários sobre Arouca: apresentação do livro a 21 de Outubro

«A Bela Adormecida: Olhares literários sobre Arouca» é uma antologia, com vinte e cinco registos de textos literários sobre Arouca. Um livro, um lugar de memória, uma prova de identidade para os arouquenses. Uma proposta de iniciação e encanto pela literatura sobretudo para aqueles que nascem e crescem nesta terra. O autor, José António Rocha, propôs a Carlos Belém, artista plástico, o desafio de criar ilustrações para os textos. Das ilustrações, resultou a exposição «Olhares: Desenhos de Carlos Belém a partir de um projecto literário sobre Arouca», patente na Biblioteca Municipal de Arouca até 28 de Outubro. O lançamento da obra decorre no próximo dia 21 de Outubro, a partir das 21:30, com apresentação da Prof. Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes, vice-reitora da Universidade do Porto.

 

«Quase por brincadeira», José António Rocha começou a coleccionar escritos literários de grandes escritores portugueses sobre Arouca. Reuniu um número significativo de textos, transcreveu-os, acrescentou-lhes notas explicativas e preparou o manuscrito de um livro. Com o livro a ganhar vida, o editor propõe a Carlos Belém a criação de uma série de ilustrações, e o artista plástico arouquense cria dez desenhos originais, inspirados nos textos, desenhos esses reproduzidos no livro. As ilustrações deram origem a uma exposição («Olhares: Desenhos de Carlos Belém a partir de um projecto literário sobre Arouca»).

 

Por iniciativa do editor, foram distribuídos gratuitamente 1500 exemplares do livro por crianças e jovens estudantes de Arouca, bem como pelos seus professores de Português.

 

Este livro pretende contribuir para o alargamento da memória cultural e patrimonial de Arouca, na sequência de projectos como o «Cancioneiro de Arouca», a «Carta Arqueológica de Arouca» ou o «Geopark Arouca». Espera-se que venha a ser um lugar de memória e de identidade para os arouquenses, bem como um convite e um guia para quem visita Arouca.

 

A edição contou com a parceria de oito entidades arouquenses: Câmara Municipal de Arouca, Camarc, Chatron, Crédito Agrícola, Direcção-Geral de Cultura do Norte, Fundação Calouste Gulbenkian, Junta de Freguesia de Fermedo e Junta de Freguesia de Mansores.

 

A sessão de apresentação do livro será feita no dia 21 de Outubro, pelas 21:30, na Biblioteca Municipal de Arouca. A apresentação será feita pela Prof. Maria de Lurdes Correia Fernandes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *