Cultura, Viseu

Concerto “Um Violino no Fado” na Igreja do Seminário Maior de Viseu

    No âmbito da realização da conferência  “ O Futuro da Política de Coesão e o Desenvolvimento Regional”, numa parceria da Embaixada da República da Polónia, em Lisboa e da Câmara Municipal de Viseu, a cidade de Viseu acolhe o concerto “Um Violino no Fado”, pela  artista polaca Natalia Juśkiewic, na Igreja do Seminário Maior de Viseu, dia 17 de Outubro, pelas 19h00.

     Entrada livre .

Natalia Juśkiewicz é uma violinista que nasceu em Koszalin, Polónia, e reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior e o mestrado com a especialidade de violino, pela Academia de Poznań, uma das escolas mais conceituadas do mundo. Iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e integrou  orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar-se. Adaptou-se à língua, à cultura e à maneira de ser dos portugueses.

Na sua nova terra desenvolveu um percurso profissional variado, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, actividades que a levaram a viajar intensamente pelo país onde hoje se sente em casa.

No ano 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um pessoalíssimo desejo artístico: um disco de fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substituída pelo violino. O disco, já gravado e em fase de edição, intitula-se “Um Violino no Fado”.

O projecto foi premiado, no passado mês de Outubro, com o Prémio Revelação atribuído pela Gala de Leiria, um acontecimento anual de significativo prestígio cultural.

Em Março de 2011, a convite da Orquestra Chinesa de Macau, o projecto “Um Violino no Fado” teve a honra de viajar até Macau para integrar, com reconhecido sucesso, o espectáculo “Encanto de Portugal”, um concerto comemorativo dos 500 anos da presença portuguesa no Oriente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *