Amadora, Educação

Apresentação dos Resultados do “POPE – Projecto de Prevenção da Obesidade Pediátrica na Escola” na Amadora

No próximo dia 18 de Outubro, a partir das 16h, realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos a Sessão de Apresentação dos Resultados do “POPE – Projecto de Prevenção da Obesidade Pediátrica na Escola” (Ano lectivo 2010/2011).

Esta sessão visa apresentar os resultados do estudo de avaliação da obesidade e excesso de peso nos alunos de quatro Agrupamentos de Escolas da Amadora: D. João V, Pedro D’Orey da Cunha, Cardoso Pires e Cardoso Lopes.

O que é o POPE?

O POPE – Projecto de Prevenção da Obesidade Pediátrica na Escola é um programa conjunto do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Nestlé e Câmara Municipal da Amadora, que tem como principal objectivo prevenir a obesidade junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.

Visa a implementação de um plano de prevenção nos agrupamentos de escola Cardoso Lopes, José Cardoso Pires, D. João V e Pedro D’Orey da Cunha, abrangendo mais de 2500 alunos.

Com a duração de seis anos, o POPE foi implementado no ano lectivo transacto e surgiu na consequência da detecção de um grande índice de excesso de peso nesta faixa etária. Entre Novembro de 2006 e Abril de 2007, foi realizado um estudo na Amadora junto dos alunos do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, e dos 1875 alunos com idades entre os 5 e os 7 anos, constatou-se que 9,5% apresentava obesidade e 21% excesso de peso.

Este programa compreende diversas acções de sensibilização junto das crianças e das suas famílias, bem como a promoção de uma alimentação saudável e exercício físico regular.

Contactos:

programa.pope@gmail.com

Auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Av.ª Conde Castro Guimarães, 6 – Reboleira

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *