Cultura, Valongo

Lída Jorge na Biblioteca de Valongo

A Câmara Municipal de Valongo apresenta, de 10 a 14 de Outubro, o VI Ciclo de “Os Escritores visitam a Biblioteca”, com a presença de autores como Lídia Jorge e António Passos Coelho.

A sexta edição do Ciclo de Escritores começa hoje, dia 10 de Outubro, pelas 21h30, com a apresentação do livro “Sonhos de um homem”, pela autora da obra, Andreia Andrade, uma jovem escritora do concelho. No dia seguinte, pelas 10h00, é a vez de Jacinto Soares, licenciado em História e Ciências Pedagógicas, apresentar uma palestra dirigida aos alunos do 10º, 11º e 12º anos, abordando “Curiosidades sobre o concelho”.

Na quarta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 10h00, será a vez de José Carlos Moutinho apresentar o livro de poesia “Cais da Alma”, da Editora Edium. José Carlos Moutinho nasceu no Sobralinho, Vila Franca de Xira em Junho de 1944.

Segue-se António Passos Coelho, dia 13 pelas 21h30, com a apresentação do livro “Angola: um amor impossível”, da Editora Fronteira do Caos. Médico pneumologista, natural de Vila Real, com percurso pela vida política e literária, publicou trabalhos sobre pneumologia, colaborou em revistas, conferências e comunicações. Publicou dois livros de contos “Gente da minha terra” em 1960, e “Histórias selvagens” em 1963, um livro de poesia “Material Humano em 1997 e “Caramulo” em 2006. O livro que vai apresentar foi editado em 2011. A apresentação da obra estará a cargo do prof. Dr. Sérgio Veludo Carvalho.

O VI Ciclo de Escritores encerra dia 14, pelas 21h30, com chave de ouro. Lídia Jorge apresenta o livro “A noite das mulheres cantoras”. Licenciada em Filologia Românica, a escritora publicou 19 obras, entre romances, antologias de contos, ensaios, literatura infantil e teatro. As suas obras, além de edições no Brasil, estão traduzidas em mais de 20 línguas, designadamente nas línguas inglesa, francesa, alemã, holandesa, espanhola, sueca, italiana e grega. A obra de Lídia Jorge já mereceu reconhecimento público tendo granjeado diversos prémios, nomeadamente o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do ano (2000), o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Correntes d’Escritas; Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores; entre muitos outros.

Moita Flores, António Lobo Antunes, Luandino Vieira, Rosa Lobato Faria, Júlio Magalhães, Mia Couto foram apenas alguns dos nomes que já participaram nas anteriores edições da actividade “Os Escritores visitam a Biblioteca”, uma iniciativa de extensão cultural que visa a promoção do livro e da leitura, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Valongo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *