Cultura, Santa Maria da Feira

António Negri, Mona Prince e Vasco Lourenço na 11ª edição do Simpósio em Santa Maria da Feira

Antonio Negri, reconhecido como um dos melhores pensadores do debate político e filosófico mundial, Mona Prince, blogger egípcia, escritora e professora associada da Universidade Canal Suez, e Vasco Lourenço, figura destacada da revolução de 25 de Abril e presidente da Associação de 25 de Abril, são as três presenças confirmadas no Simpósio, cujo tema é “As Revoluções Possíveis”. Organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenado por Renzo Barsotti e moderado por Carlos Magno, o Simpósio terá lugar no auditório da biblioteca municipal, no dia 15 de Outubro, pelas 15h00.

As inscrições, limitadas e sujeitas a confirmação, já se encontram abertas.
Como se faz uma revolução?

O Norte de África e o Médio Oriente estão em chamas. “As liberdades não são dadas, elas são tomadas!” disse Petr Kropotkin. Este é o significado daquilo que está acontecer.

Não emergiu um único líder político em oposição a  Kadafi, Assad, Mubarak ou Ben Alì, mas o povo, pessoas, a gente comum. É a revolução do “Senhor Pereira”. É estranho, é novo. No passado, para um Rheza Palavi havia Khomeini, para Farouk

havia Nasser, hoje seria impensável.

Por outro lado, podemos falar hoje de revoluções ou será mais correcto falar de motins no termo dos quais, um sistema de poder transnacional, inexoravelmente, se reconstitui?

Que espaço deixa para uma verdadeira mudança o Império global descrito por Toni Negri, nos seus textos mais recentes?

Questões que nos inquietam, que nos convocam à reflexão e que queremos partilhar com Antonio Negri, Mona Prince e Vasco Lourenço.
Data: 15 de Outubro de 2011

Hora: 15h00

Local: Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

Inscrições: gratuitas [limitadas e sujeitas a confirmação]

Contactos: tel. 256 377 030 | fax 256 377 031 | e-mail biblioteca@cm-feira.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *