Portimão, Sociedade

Seminário sobre nova cultura de participação juvenil reúne em Portimão delegações de cinco países europeus

Entre 8 e 10 de Outubro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o seminário internacional “Building Bridges for Cooperation”, que reúne líderes juvenis, trabalhadores na área da juventude e autoridades locais para partilharem experiências e debater sobre o desenvolvimento de uma nova cultura de participação juvenil.

Promovido no âmbito do projecto DYPALL – Developing Youth Participation at Local Level, este encontro contará na abertura com a presença de André Pardal, secretário de Estado da Juventude e Desporto, e juntará durante três dias representantes de mais de dez municípios de cinco países europeus, para encontrarem novas formas de envolver os jovens na participação activa em prol do desenvolvimento de políticas nas suas comunidades.

O DYPALL representa um processo colectivo de dez associações da Estónia, Itália, Polónia, Roménia e Portugal que, constatando que é crucial desenvolver uma nova cultura de participação juvenil, especialmente no que diz respeito ao processo de tomada de decisão sobre os assuntos que dizem directamente respeito à juventude, com vista à criação de conselhos municipais da juventude e outros fóruns.

Durante catorze meses, as associações envolvidas no projecto implementarão actividades que lhes permitirão partilhar boas práticas e estratégias para desenvolver as referidas estruturas.

O projecto é  coordenado pela organização portuguesa ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento e suportado financeiramente, entre outros parceiros e patrocinadores, pela Agência Nacional para o Programa Juventude em Acção, instrumento da União Europeia de apoio à mobilidade juvenil e formação.

O seminário, apoiado pela Câmara Municipal de Portimão, está estruturado numa combinação de discussões plenárias introdutórias, mesas redondas e grupos de trabalho divididos em ínúmeros tópicos em discussão, suportados por peritos convidados das diferentes áreas abordadas, dentro de um ambiente que favoreça o envolvimento dinâmico de todos os participantes.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser solicitadas à Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão, pelo telefone 282480492 ou pelo e-mail juventude@cm‐portimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *