Sociedade, Viseu

Município de Viseu associa-se à LPCC na Caminhada de Sensibilização para a Prevenção do Cancro da Mama

No próximo dia 08 de Outubro (sábado) a Câmara Municipal de Viseu associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao Movimento Vencer e Viver no sentido da organização da caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos” que visa assinalar Outubro como o Mês Internacional da Prevenção do Cancro da Mama, dando visibilidade a esta causa e sensibilizando a população para a importância da prevenção e detecção precoce do Cancro da Mama, contribuir para a angariação de fundos para ajuda ao doente oncológico e divulgar os projectos da LPCC no domínio desta patologia.

A concentração dos participantes decorrerá na Praça da República (Rossio) a partir das 14h00, com a partida prevista para as 15 horas. A caminhada terá  um percurso urbano de aproximadamente 2,5 km e contará com a colaboração do Forlife – Health Club na realização de uma aula inicial de aquecimento e no final da caminhada o consequente relaxamento.

A participação será efectuada mediante uma inscrição, no valor de 4€ (a reverter para o NRC da LPCC), que dará acesso a um kit, constituído por um saco e uma t-shirt alusivos ao evento, uma garrafa de água, folhetos sobre prevenção do cancro da mama e outros materiais de educação para a saúde.

As inscrições podem ser realizadas no Palácio do Gelo, no dia 5 de Outubro; através dos números de telefone 915 079 017 / 916 513 026; no site da LPCC em http://www.ligacontracancro.pt; ou no próprio dia da iniciativa no local de partida a partir das 13h30.

Outubro é o Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, estimando-se que na Europa surjam todos os anos 430.000 novos casos e que, uma em cada 10 mulheres, venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

O Movimento Vencer e Viver está aberto a todas as mulheres com cancro da mama. Para além da sensibilização para a prevenção e detecção precoce do cancro da mama, o trabalho promovido pelo MVV passa pelo apoio físico e emocional à mulher. Em cada extensão local do Movimento existe uma linha telefónica, onde as mulheres podem conversar com uma voluntária e obter informações sobre o MVV e os serviços que disponibiliza. Adaptado do modelo desenvolvido nos Estados Unidos, o Movimento existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. É desenvolvido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *