Educação, Santa Comba Dão, Sociedade

Centros Educativos do Concelho de Santa Comba Dão Acolhem Palestras Alusivas ao Dia Mundial dos Animais

     O Dia Mundial dos Animais, assinalado a 04 de Outubro, foi comemorado de forma diferente nos Centros Educativos do Concelho de Santa Comba Dão.

     Por iniciativa da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, os alunos do 1º ciclo do ensino básico tiveram a oportunidade de assistir e participar em duas palestras que aconteceram nos Centros Educativos do Centro e do Sul durante a manhã de 04 de Outubro e no Centro do Norte durante a tarde.

     As acções teóricas, que contaram com o apoio do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, tiveram como objectivo sensibilizar os alunos para as normas de conservação da natureza e de promoção do bem-estar dos animais.

     A primeira destas acções foi apresentada por Ricardo Brandão, técnico do CERVAS e visou a apresentação do centro e da sua missão e das espécies que abriga e trata.

     O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela que se encontra sobre a gestão da Associação Aldeia.

     Das suas linhas de acção destacam-se, entre outras, a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, a promoção da sensibilização ambiental no que se refere à conservação e gestão de animais selvagens e trabalho de monitorização de todos os animais que ingressam no centro, para determinar causas de entrada e de morte, patologias, agentes infecciosos, parasitários e tóxicos.

      A segunda acção temática prendeu-se com a apresentação do estudo que tem sido efectuado pela divisão de Ambiente da Câmara Municipal e que inside sobre a Ribeira das Hortas.

     Neste estudo pretende-se estudar e classificar as espécies animais e vegetais que se encontram na ribeira e sua circundante, implementando medidas para a sua perservação.

      Na palestra os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das árvores, vegetais e animais endógenos e exóticos que aqui se encontram e de escutar o canto e chamamento de algumas espécies de aves.

     Pelas 15 horas, os alunos do 1º ciclo que apresentaram as melhores frases sobre ambiente no passatempo lançado pela Câmara Municipal, tiveram a oportunidade de participar numa actividade de campo que consistiu na observação e identificação de aves junto à Ribeira das Hortas.

     Esta acção teve, igualmente, o apoio do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *