Mangualde, Sociedade

Uma tarde especial para centenas de seniores mangualdenses

No dia 3 de Outubro, Mangualde celebrou o Dia Internacional do Idoso com a realização de uma tarde de animação, com transmissão em directo para o programa «Portugal no Coração» da RTP1. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, teve lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e contou com a participação de centenas de seniores do concelho de Mangualde.

 

De forma a saudar todos os seniores presentes, João Azevedo, edil mangualdense e Mª José Coelho, Vereadora da Acção Social e Saúde da autarquia, marcaram presença na iniciativa. João Azevedo, em declarações à RTP, congratulou-se pelas acções que têm sido desenvolvidas pela autarquia, em parceria com a Rede Social, tendo por objectivo a promoção do envelhecimento protegido como o eixo da política municipal no âmbito do idoso. Maria José Coelho deu início às comemorações, realçando a importância destas actividades sócio-recreativas e culturais, na oportunidade que representam para os idosos saírem um pouco da rotina e estreitarem laços sociais. Na mesma linha de acção, apresentou o projecto “Biblioteca para Avós”, iniciativa que resulta da parceria entre o Serviço de Acção Social e a Biblioteca Municipal e que pretende aproximar os grupos seniores das vivências sócio-culturais, proporcionando o acesso a documentos, acções e actividades de leitura, combatendo assim o isolamento deste público. O programa iniciou-se com a projecção de imagens representativas de actividades e projectos desenvolvidos com os idosos, ao longo do último ano, pela autarquia de Mangualde, através da Unidade Orgânica da Acção Social e Saúde, em parceria com as instituições da Rede Social: “Encontros de Proximidade – Políticas de Envelhecimento”, “Pontos e Encontros”, “Idosos em Segurança”, “Andanças Seniores”, “Arraial Sénior”, “Ciclo de Cinema Português”, “Prevenção de Acidentes na Terceira Idade”, “Prevenção e Primeiros Socorros em Geriatria”, “Animação em Lares e Centros de Dia”, “Bons Velhos Tempos”, “Saberes e Sabores” e “Olha para a Pobreza com Olhos de Ver”.

Dirigida a todos os seniores do concelho, esta tarde proporcionou momentos especiais de convívio e de animação: actuação do Cantar Sénior – Grupo Musical da Universidade Sénior de Rotary e participação da Escola de Música Raul Linhares. Durante a tarde, foi ainda possível visitar a exposição «Pontos e Encontros», uma mostra dos trabalhos elaborados pelas munícipes, do sexo feminino, com 65 anos ou mais, no âmbito do ateliê de trabalhos manuais – tricô, renda, bordados, dinamizado semanalmente pelo Banco Local de Voluntariado de Mangualde. No final todos os participantes cantaram o “Parabéns a Você” e foi distribuído bolo comemorativo.

 

Na iniciativa estiveram presentes seniores da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, do Centro Social de Fornos de Maceira Dão, do Centro Social Paroquial de Chãs de Tavares, do Centro Paroquial da Cunha Baixa, do Centro Social Paroquial de Abrunhosa-a-Velha e do Centro Social Paroquial de Santiago de Cassurrães.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *