Cultura, Portimão

Museu de Portimão continua a despertar grande interesse internacional

A apresentação do Museu de Portimão, enquanto Museu premiado pelo Conselho da Europa, na 10ª edição do fórum internacional “The Best in Heritage”, realizado recentemente na cidade croata de Dubrovnik, suscitou o interesse dos técnicos e profissionais museológicos presentes, tendo sido alvo de dois importantes convites para novas apresentações no estrangeiro.

Nesse sentido, o Conselho dos Museus eslovenos  pretende que o  projecto do Museu de Portimão seja analisado no Fórum de Museus, reunião anual que juntará os profissionais de museologia daquele país em Março de 2012, enquanto  interessante caso de estudo para análise e debate.

Por outro lado  o Conselho Internacional dos Museus da Croácia (ICOM) endereçou idêntico convite  para assegurar a presença do Museu de Portimão e do filme “O jogo da Sardinha” no encontro que será realizado no próximo ano na província de Istria.

A película, da autoria da José Oliveira Cosme, é um documento histórico valioso que retrata a mais importante indústria algarvia do século passado e divulga todo o processo de transformação do peixe, desde a apanha até à lata, podendo ser visionado por quem visita o Museu.

Todos estes convites representam o reconhecimento por parte da comunidade museológica internacional da importância do trabalho que o Município de Portimão e o seu Museu têm vindo a desenvolver em prol da valorização e divulgação da sua história, identidade e  memória colectiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *