Nisa, Sociedade, Tecnologia

Introdução às novas tecnologias da informação e comunicação para seniores em Nisa

Na Biblioteca Municipal de Nisa decorre a iniciativa “Seni@res.NET” que possibilita a maiores de 55 anos a aprendizagem e utilização das tecnologias de informação e comunicação, designadamente o processamento de texto e o acesso às potencialidades da Internet.

O programa Seni@res.NET tem como objectivo dar formação na área da informática a seniores que nunca tiveram contacto com computadores e integra alguns que participaram em acções anteriormente realizadas e que têm agora oportunidade de aprofundar conhecimentos e desfrutar mais das potencialidades dos computadores.

A iniciativa Seni@res.NET realiza-se no Espaço Multimédia da Biblioteca Municipal e conta com mais de três dezenas de participantes (13 mulheres, 20 homens) com uma média de idade de 65 anos. A participação na iniciativa não acarreta qualquer encargo financeiro. Estão disponíveis computadores com ligação à internet e a formação é da responsabilidade dos técnicos da Biblioteca. As sessões ocorrem às segundas e quartas pelas 10 horas, estando as manhãs de terça e quinta feira reservadas para exercícios práticos e a um acompanhamento mais personalizado.

A iniciativa acaba por ter um carácter lúdico, assumindo-se como espaço de convívio e partilha, procurando ir de encontro às necessidades e gostos dos formandos.

Constata-se que, na sequência das edições anteriores do seni@res.NET, alguns participantes se tornaram utilizadores assíduos do Espaço Internet da Biblioteca e que outros adquiriram computadores portáteis ou desktops com ligações á internet que utilizam em casa. Muitos participantes têm familiares emigrantes em França e noutros países e utilizam as novas ferramentas de comunicação como uma mais-valia para o seu bem-estar, partilhando fotografias, comunicando por correio electrónico e usando o facebook e outras redes sociais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *