Educação, Loures

Abertura do ano letivo na Academia dos Saberes – Universidade Sénior de Loures

Tem início amanhã, dia 7 de outubro, mais um ano letivo na Academia dos Saberes – Universidade Sénior de Loures. A receção aos alunos do Pólo de Loures, sito na antiga escola primária n.º 1 de Loures, está marcada para as 11h00 e, à tarde, às 15h30, regressam às aulas os alunos inscritos no Pólo de Sacavém, a funcionar em instalações municipais no lote 20 da urbanização Quinta do Património, em Sacavém.

 

Desde o ano da sua abertura, em 2006, que a Academia dos Saberes – Universidade Sénior de Loures conhece um crescimento extraordinário em número de alunos, de professores e de disciplinas, sendo já uma das maiores do País.

 

Este projeto, que está no centro da intervenção municipal na área dos serviços prestados à população do Concelho com mais de 50 anos de idade, começou com 136 alunos no ano letivo de 2006/07 e fechou, no passado mês de Junho, o ano letivo 2010/2011 com 1153 alunos.

 

A abertura, em 2009, de novas instalações nos dois polos da Academia, na antiga escola primária n.º 1 de Loures e na Quinta do Património em Sacavém, veio permitir este fenómeno extraordinário de crescimento, na medida em que se aumentou o número de salas de aula. Mas, o crescimento do número de professores (de 23 em 2006 passou-se para 95 em 2011), todos em regime de voluntariado e ligados à Casa do Professor de Loures, e do número de disciplinas lecionadas (de 25 em 2006 passou-se para 126 em 2011) provam que o investimento do Município de Loures na Universidade Sénior não foi apenas em equipamentos mas sobretudo na mobilização da comunidade para adesão ao projeto e na qualidade dos serviços que contribuem para o envelhecimento ativo e saudável da população, minimizando os impactos negativos associados ao envelhecimento, em especial o isolamento.

 

Estará presente a vereadora responsável pelo Departamento de Coesão Social e Habitação, Sónia Paixão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *