Sociedade

Fórum de Discussão Regional no Alto Alentejo

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em colaboração com o Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, promove a partir de sexta-feira, 7 de Outubro, uma série de iniciativas dedicadas ao Alto Alentejo que incluem debates sobre temas relevantes para a região, visitas às escolas, um concurso para jovens e uma exposição. O programa arranca sexta-feira com um debate sobre a reforma da Política Agrícola Comum, em Elvas.

O objectivo do chamado Fórum de Discussão Regional no Alentejo é, durante mais de um mês, levar, até aos cidadãos, temas europeus importantes para a região, contribuindo para um melhor conhecimento do que a União Europeia faz.

A iniciativa apela, ao mesmo tempo, à contribuição activa dos jovens, através de visitas às escolas, onde se falará dos programas europeus para a juventude, como o Erasmus, e um concurso Euroscola, que permitirá a uma turma do Alentejo visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo.

O arranque o Fórum Alentejo dá-se na sexta-feira, 7 de Outubro, com o debate sobre “A Agricultura e a Futura Reforma da Política Agrícola Comum”, que terá lugar no Auditório da Escola Superior Agrária de Elvas, e contará com a presença de deputados europeus (ver programa em anexo).

A exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História” estará patente a partir de 22 de Outubro em Estremoz e permitirá a turmas de escolas secundárias do Alentejo visitá-la e participar no concurso Euroscola.

O segundo debate, dedicado aos “Cuidados de Saúde Transfronteiriços”, terá lugar a 28 de Outubro no Auditório da Escola Superior de Saúde em Portalegre, igualmente com a presença de eurodeputados portugueses.

A iniciativa encerrará a 18 de Novembro, em Estremoz, altura em que será divulgada a escola vencedora do concurso “Portugal Europeu: meio Século de História”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *