Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinala a Semana Mundial do Aleitamento Materno

No âmbito da sua estratégia direcionada às questões da Saúde Pública e bem-estar das famílias Povoenses, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala, de 3 a 9 de outubro, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com atividades diversas ligadas à informação da população com os objetivos da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“O leite materno é o melhor alimento, é o melhor remédio, para além de ser a melhor vacina. Além disso o ato de amamentar é envolto em humanização, proporcionando o contato olho no olho, o afago e o aconchego entre mãe e filho”, lembra a Vereadora da Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. Sensibilizar para a importância do Aleitamento Materno nos primeiros tempos de vida da criança é, pois, o que se pretende. Para tal, a Câmara Municipal, em parceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade – Coração do Minho do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, propõe um conjunto de iniciativas dirigidas, sobretudo, aos pais e mães ou futuros pais e mães.

O programa compreende a realização de Ações de Sensibilização, destinadas à população em geral, nas tardes dos dias 3, 4 e 7  (das 14h00 às 17h00) e na manhã do dia 6 de outubro (das 9h00 às 13h00), na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila da Póvoa de Lanhoso. Compreende, ainda, ações idênticas direcionadas para os pais e mães e dinamizadas nas Creches do Concelho, no dia 7 de outubro (das 9h00 às 13h00).

Um Concurso de Fotografia subordinado à temática do Aleitamento Materno, com entrega de trabalhos até ao dia 7 de outubro é outra das propostas, sendo necessário a consulta de Regulamento (aqui).

O encerramento desta Semana acontece no dia 8 de outubro (Sábado), pelas 10h30, na Casa da Botica (Biblioteca Municipal), com um Encontro Informal entre utilizadores do “Cantinho da Amamentação” e “Preparação para o Parto”, da UCC – Coração do Minho, do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso”, bem como com a divulgação dos resultados do Concurso de Fotografia.

Esta colaboração entre a Câmara Municipal e mais uma entidade ligada à Saúde vem demonstrar ainda a importância que a Autarquia atribui ao estabelecimento de parcerias com vista a alcançar objetivos comuns. Neste caso, visa ainda contribuir para a divulgação de serviços já existentes ao nível do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso para as jovens famílias.

Recorde-se que o Dia Mundial da Amamentação comemora-se a 1 de agosto, na Europa. Uma vez que agosto é um mês em que a grande maioria das pessoas se encontra de férias, as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno são adiadas para a semana de 3 a 9 de outubro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *