Sociedade, Vila Real de Santo António

Cidades Iluministas encontram-se em Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António recebe, nos dias 6, 7 e 8 de Outubro, o VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, um evento de entrada livre e aberto a toda a comunidade, que terá lugar no Centro Cultural António Aleixo.

O encontro é organizado pela Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo (AiCEi), da qual fazem parte um conjunto alargado de urbes e instituições como o Município de Vila Real de Santo António, os Ayuntamientos de Madrid e Cartagena, as Universidades de Cadiz e Oviedo ou a cidade de Nueva Guatemala de La Asunción (Guatemala).

Vila Real de Santo António, que assume actualmente a presidência desta associação, quer promover um debate amplo sobre os novos desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a actual situação económico-financeira mundial.

O congresso pretende ainda ser um espaço de reflexão sobre as novas oportunidades económicas, culturais e habitacionais que hoje se colocam à rentabilização e recuperação dos centros históricos e à inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país.

Os escassos recursos actualmente disponíveis pelas administrações públicas para enfrentar os elevados custos da manutenção e recuperação do património de que dispõem, a que se somam as dificuldades na articulação de soluções entre património público e privado, serão, necessariamente, outros dos aspectos em debate.

As quase duas dezenas de painéis e apresentações em programa incluem contribuições de cidades como Havana, Lisboa (Baixa Pombalina), Porto, São Luís do Maranhão (Brasil), Madrid, Barcelona e Coimbra, que irão partilhar experiências no campo da regeneração urbana.

A actualidade do tema levou Sua Ex.ª o Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, a presidir à comissão de honra do congresso. Desta comissão faz também parte o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas, que marcará presença na sessão oficial de encerramento dos trabalhos, no dia 7 de Outubro.

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na actualidade, um bom exemplo da arquitectura e do urbanismo do século XVIII – trata-se de uma cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas –, cuja importância está identificada e preservada no Plano de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA.

O futuro desta área, onde está projectada a instalação de um conjunto de hotéis de charme em edifícios de matriz pombalina, será, aliás, um dos temas a abordar pelo presidente em exercício da AiCEi e vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, José Carlos Barros.

A AiCEi é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação, conhecimento e de estudo entre as cidades e entidades membros, promovendo a valorização e conservação do património cultural – material e imaterial – herdado do período do «Século das Luzes».

Paris, Edimburgo, S. Petersburgo e Lisboa são algumas das metrópoles que, em breve, se deverão juntar à AiCEi.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *