Cultura, Reguengos de Monsaraz

Ateliê de pintura de Alice Alves na vila medieval de Monsaraz

“Sementes do Universo”, assim se intitula o ateliê de pintura que Alice Alves está a realizar na vila medieval de Monsaraz. A pintora está a trabalhar ao vivo até ao dia 8 de Janeiro do próximo ano na Casa Monsaraz, entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto.

Alice Alves é  uma pintora autodidacta que iniciou a sua actividade artística há  mais de uma década. Desde 2005 participou em exposições individuais e colectivas em França, Alemanha, Espanha e Portugal. Actualmente, deseja desenvolver a sua arte como método de terapia para crianças com dificuldades e deficiências.

Alice Alves descreve-se “apaixonada pela pintura e curiosa sobre tudo o que está ao meu redor. A natureza que temos de proteger é a minha fonte contínua de inspiração e o meu objectivo é que as pessoas que vêem as minhas obras reflictam sobre a existência e a exigência da vida, da natureza, dos seres vivos, porque parece que tudo o que nos cerca é muito frágil”.

O pintor Manuel Casa Branca considera que “Alice Alves faz parte daquele filão de artistas que se deslumbram a observar o rosto. Procura a diferença, a emoção ou apenas a proporção e o subtil jogo da luz e das trevas que banham a pele do retrato”.

O artista diz ainda que Alice Alves “parece ter encontrado um ponto de compromisso, de fronteira, entre o próximo e o distante, entre o afecto e a análise. Aproxima-se com o afecto curioso do modelo exótico, do homem ou mulher de outras latitudes que não é a sua. Assim encontra espaço para a análise do modelo que lhe está distante. Mas a pintora não se resume à descrição… cava com os materiais um sulco entre o olhar e a matéria que constrói a figura. São da pintura, da cor, mas também de um momento da alma”, afirma Manuel Casa Branca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *