Educação, Seixal

Manuel Freire na Recepção à Comunidade Educativa no Seixal

A Recepção à Comunidade Educativa, com lugar no Auditório Municipal do Seixal no dia 7 de Outubro, às 21.30 horas, é assinalada com um recital de poemas e canções interpretadas pelo cantor português Manuel Freire.

 

De 17 de Setembro a 8 de Outubro, decorre um programa de actividades que assinalam o arranque do novo ano escolar e promovem o convívio entre toda a comunidade educativa, desde professores, auxiliares, pais e encarregados de educação.

Músico de intervenção e cantor de Abril, Manuel Freire nasceu em 1942, tendo editado o primeiro EP em 1968. Cedo o disco, que continha temas como Pedro Soldado, Lutaremos Meu Amor e Trova do Emigrante, foi alvo de censura. A tradição da sua música acompanha os passos de outros cantores que valorizam o conteúdo dos poemas interpretados, casos de Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Paulo de Carvalho, Fausto, José Mário Branco ou Sérgio Godinho. Não sendo autor dos poemas que interpreta, o cantor sempre insistiu nas palavras dos grandes poetas, tendo trabalhado as palavras de Fernando Assis Pacheco, José Gomes Ferreira ou José Saramago, entre outros. O espectáculo que Câmara do Seixal oferece à comunidade educativa conta com poemas de autores como Luís de Camões, Miguel Torga, Fernando Pessoa ou António Gedeão.

Na Biblioteca Municipal do Seixal o início do ano lectivo é assinalado, no dia 30 de Setembro, com a inauguração da mostra Origem e Princípio, uma exposição comemorativa dos 900 anos do nascimento do fundador de Portugal, D. Afonso Henriques. Simultaneamente, esta iniciativa assinala o tema deste ano da biblioteca, Origens. Pretende-se reconhecer e homenagear o fundador de uma nação e a existência do percurso histórico de Portugal, uma realidade que se afirma no presente e se projecta no futuro. A mostra vai estar patente até ao dia 29 de Outubro.

Programa

Dia 30 de Setembro, sexta-feira, 18 horas
Inauguração da Exposição Origem e Princípio
Animação com a Marcha da Escola Básica do Alto do Moinho
Biblioteca Municipal, Fórum Cultural do Seixal

Dia 7 de Outubro, sexta-feira, 21.30 horas
Recepção à Comunidade Educativa
Manuel Freire
Recital de Poemas e Canções
Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal

Dia 8 de Outubro, sábado, das 15.30 às 17.30 horas
Animação Teatral do projecto EM REDE
Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal

17.30 horas
Lançamento do livro Papagaio de Papel, de Ana Videira e Lucina Silva
Biblioteca Municipal, Fórum Cultural do Seixal

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *