Tomar, Turismo

Câmara de Tomar assinala Dia do Turismo com Núcleo Interpretativo da Sinagoga

A Câmara Municipal de Tomar assinalou dia 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo com a disponibilização completa ao público do Núcleo Interpretativo da Sinagoga. Parte deste tinha já sido apresentado a 29 de Julho, aquando da comemoração dos 90 anos daquele espaço como monumento nacional. Agora, pode ser fruído na sua totalidade, com painéis explicativos de toda a cronologia que conduziu os judeus a Tomar, dos seus usos e costumes e da história daquele templo. Cada um destes painéis é acompanhado por vitrinas com objectos relacionados. Tudo isto devidamente acompanhado de placas descritivas, como acontece também com as diversas lápides ali presentes.

 

A Câmara Municipal está a investir naquele espaço um montante global que deverá atingir os 54 mil euros, dos quais a Entidade Regional de Turismo já atribuiu um subsídio de 25 mil, com vista à recuperação do espaço e à criação de um Núcleo Interpretativo.

Mais antiga sinagoga portuguesa que chegou intacta aos nossos dias, o monumento tem vindo a ser alvo de inusitada mas merecida atenção, de que é exemplo, igualmente, a constituição da Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *