Sociedade, Tomar

Feijão mostra as suas potencialidades contra a crise em Tomar

A décima edição da mostra gastronómica “Todos com o feijão… o feijão com todos” decorre em Tomar durante o mês de Outubro e não podia ser mais actual: 29 restaurantes demonstram como uma modesta leguminosa pode dar origem a uma panóplia de saborosas propostas culinárias, tão versáteis que vão das sopas aos doces, passando pelas incontornáveis feijoadas. E como é um ingrediente barato, é também uma boa opção para uma escapadinha gastronómica a preços em conta mas com sabores gourmet.

Eis uma receita para tempos de crise:

Arranje meia dúzia de grãos de feijão (retire do que comprou para cozinhar ou peça a um familiar ou vizinho, que há sempre quem tenha) e semeie num vaso grande ou num canteiro, de preferência adubada com composto caseiro.

Providencie quatro canas para encaminhar as guias, não se esqueça de regar quando precisarem e dar-lhe a atenção de que qualquer planta gosta.

Colha quando preferir: vagens muito tenras para um bom feijão-verde, ainda tenras mas com os grãos já bem nítidos se preferir, ou bem secas para usar como feijão seco.

Sendo uma planta que se dá muito bem na nossa região, o feijão é sempre um bom amigo em tempos de crise: barato, nutritivo, versátil, fácil de cultivar e de cozinhar. Por todos estes motivos, foi também sempre muito assíduo, ao longo dos séculos, nas mesas do concelho de Tomar, quer nas mais modestas quer nas opulentas.

Por isso mesmo, poucos ingredientes seriam tão adequados a uma celebração gastronómica neste Outono como a leguminosa que está na origem de pitéus tão díspares como a feijoada, os peixinhos da horta ou os pastéis de feijão.

Bem-vindo, então, à mostra gastronómica “Todos com o feijão… o feijão com todos”, a decorrer nos 29 restaurantes aderentes do concelho de Tomar durante o mês de Outubro, aos fins-de-semana e ainda nos dias 5 (feriado nacional) e 20 (dia de Santa Iria, padroeira da cidade).

Aqui pode provar e comprovar tudo o que atrás ficou dito e aventurar-se ainda por experiências gastronómicas saídas das mãos de experientes cozinheiros como o ragú do embaixador com feijão, o tamborgão do mar, feijoada de caracóis, naco de vitela com sinfonia de feijões ou mascavado de feijão.

Mas não se preocupe se prefere ter no prato os sabores a que há muito se afeiçoou. Se têm como base o feijão, podem aqui ser encontrados quase todos, desde as sopas em diversas variedades às saladas e doces diversos passando por uma infinidade de pratos principais: feijoadas (às várias modas e com os mais diversos acompanhamentos), em migas, em mexuda, em arroz de feijão, com feijão-verde, em açorda, sem esquecer o agora também muito apreciado feijão preto.

“Todos com o feijão… o feijão com todos” encerra o ciclo gastronómico anual em Tomar, numa organização do Município local em colaboração com os restaurantes aderentes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *