Cultura, Montijo

“A Terra mais maciçamente republicana: Memorial Republicano” – Montijo

A Câmara Municipal do Montijo vai proceder no dia 4 de outubro, ao lançamento do livro “A Terra mais maciçamente republicana: Memorial Republicano”, da autoria do historiador local, Francisco Correia, pelas 18h00, na Galeria Municipal do Montijo. A obra será apresentada por Amadeu Carvalho Homem, professor catedrático da Universidade de Coimbra.

O lançamento desta obra é o culminar das comemorações do centenário da república assinaladas, durante o ano de 2010, com um conjunto de exposições, mostras e conferências.

O livro é um tributo à memória de todos aqueles que combateram e deram a vida pela República e que contribuíram para projetar, no futuro, os valores republicanos.

Recorde-se que Aldeia Galega (hoje Montijo) foi referida pela imprensa da época como sendo “a primeira a içar a bandeira republicana” pois ao amanhecer do dia 4 de outubro de 1910 já se viam bandeiras republicanas hasteadas nas ruas.

Este facto histórico parece dar razão aos que consideravam Aldeia Galega como um dos mais fortes bastiões do Partido Republicano Português, nomeadamente António José de Almeida, político republicano, e Presidente da República Portuguesa, que chegou a mencionar Aldeia Galega como a “terra mais maciçamente republicana”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *