Cultura, Vila do Bispo

Jornadas Europeias do Património – Património Urbano – Vila do Bispo

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao Património Urbano, a Câmara Municipal promoveu, no passado dia 25 de Setembro, uma visita guiada à Igreja Matriz de Vila do Bispo e a uma palestra com o título: “O Povoamento das Terras do Cabo – perspectivas acerca da sua evolução”.

A primeira consistiu numa visita guiada ao elemento patrimonial mais importante de Vila do Bispo: a Igreja Matriz, consagrada a N.ª Sr.ª da Conceição, um dos mais interessantes e completos exemplares da Arte Barroca no Concelho, no Algarve e, até, no Sul do País. Neste templo, houve uma pequena dissertação a propósito da sua história, do seu estilo artístico, dos seus elementos patrimoniais, decorativos e da sua simbologia.

A segunda iniciativa foi a referida palestra, proferida pelo técnico superior da área de História da Câmara Municipal, que teve lugar no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, onde se efetuou uma abordagem à temática do povoamento do território do atual Concelho, desde a época medieval até ao Séc. XX, referindo-se aspectos relacionados com as suas origens, desenvolvimento e algumas curiosidades referentes a cada uma das Aldeias e Vilas deste troço importante da costa do Barlavento Algarvio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *