Cultura, Loures, Turismo

Feira Setecentista em Loures

A fim de assinalar o Dia Mundial do Turismo, realiza-se no próximo Domingo, dia 2 de Outubro, em Santo Antão do Tojal (Loures), uma reconstituição histórica setecentista que nos remete para o reinado de D. João V e para a construção do Convento de Mafra.

 

Nesta freguesia foi então edificado um complexo arquitectónico único no país composto pelo Palácio dos Arcebispos, Igreja Matriz e Fonte Monumental – o ex libris de uma das praças barrocas mais belas e bem conservadas de Portugal.

 

Contando com uma participação de mais de 200 figurantes, na sua maioria habitantes da freguesia de Santo Antão do Tojal, a reconstituição histórica engloba uma Feira Setecentista que decorrerá ao longo do dia, mas também uma visita ao Palácio dos Arcebispos, Danças Palacianas, Duelo de Espadachins, entre outras actividades demonstrativas do quotidiano contemporâneo da construção destes elementos arquitectónicos. O ponto alto do dia será o Desfile Setecentista, às 15h00, com a famosa bênção dos sinos a caminho do Convento de Mafra – eternizados por José Saramago no seu romance Memorial do Convento – que conta com a participação do Rei e da Rainha, do Patriarca, e representantes do clero, da nobreza e do povo.

 

A Feira Setecentista de Santo Antão do Tojal é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loures e Junta de Freguesia de Santo Antão Tojal que conta com a participação fundamental das associações e população locais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *