Guimarães, Sociedade

Autarquia de Guimarães reimplementa Plano de prevenção de cheias e inundações para o próximo Inverno

No âmbito da acção e prevenção da Protecção Civil, a Câmara Municipal de Guimarães reiniciou na passada segunda-feira, dia 26 de Setembro, o processo de desobstrução de sarjetas, limpeza de valetas e limpeza de linhas de água, enquadrado no plano especial de prevenção de cheias e inundações.

Como é sabido o território do Concelho de Guimarães é caracterizado pela existência de muitas linhas de água e afluentes de ribeiras e rios que, por vezes, durante o Inverno, elevam os seus níveis trazendo consigo muitos assoreamentos. Acrescem os desníveis acentuados da topografia do terreno que provocam uma elevada afluência de águas pluviais, fazendo com que encham as sarjetas e as caixas de escoamento na cidade, em especial no Centro Histórico. Neste período do Outono, juntam-se a estas circunstâncias a queda de folhas que, a não serem limpas, provocam um acumular de resíduos que interrompe a normal circulação de águas.

Assim, sendo habitual no período de Inverno, que se aproxima, a ocorrência de maiores picos de precipitação, decidiu o Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães reimplementar o plano especial de prevenção de cheias e inundações, a fim de reduzir o impacto dos picos climatéricos de pluviosidade.

Este plano prevê a desobstrução de sarjetas, a limpeza de linhas de água, a limpeza de valetas junto às vias de comunicação, a limpeza de folhas e a verificação de caixas de escoamento, bem como a sensibilização junto da população, durante o período de 5 meses. No que respeita à desobstrução de sarjetas serão limpos num total 55 arruamentos, cerca de 18 Km, para além de estar ainda prevista a limpeza da circular urbana, nomeadamente o separador central para melhor escoamento das águas, evitando a formação de lençóis de água. Por outro lado, a limpeza e desobstrução de linhas de água no Centro da Cidade, em canal fechado, vai permitir a melhoria da drenagem e funcionalidade da corrente, minimizando o efeito provocado no caso do aumento substancial do leito do ribeiro.

O plano especial de prevenção de cheias e inundações iniciou com a desobstrução de sarjetas, na passada segunda-feira, na Rua Dr. Joaquim de Meira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *