Cultura, Póvoa de Lanhoso

Exposição de Nadir Afonso no Theatro Club na Póvoa de Lanhoso

Atenta à importância de garantir o livre acesso à cultura e ao que de melhor realizam os artistas portugueses, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem patente ao público a exposição de pintura “Obra Gravada” do arquiteto e pintor Nadir Afonso, na Galeria do Theatro Club, com entrada gratuita.

 

Autor de uma obra singular, criada no contexto artístico internacional, Nadir Afonso apresenta-se como um dos artistas de maior relevo da arte Portuguesa do século XX. A sua obra pode ser desfrutada nos mais importantes museus e coleções do mundo como Rio de Janeiro, Paris, Budapeste, Berlim e nas coleções da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis e no Museu Nacional de Arte Contemporânea, de entre outros locais.

 

Nascido em Chaves, em 1920, Nadir Afonso Rodrigues diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e, em 1946, em Paris, estudou pintura na École des Beaux‐Arts e frequentou o atelier de Fernand Léger. Colaborou como arquiteto nos ateliers de Le Corbusier, entre 1946 e 1948 e, novamente, em 1951. Entre 1952 e 1954 trabalhou, ainda, com o arquiteto Óscar Niemeyer, no Brasil.

 

Segundo escreveu Paulo Sá Machado, nesta exposição na Póvoa de Lanhoso podemos apreciar toda a geometria estética de linhas pensadas ao pormenor, onde as grandes cidades são dissecadas com uma harmonia assinalável. Viena, Pequim, Sevilha, Évora Surrealista, Paris, Nova Iorque, a par de Deusas do Vento, Procissão em Veneza são algumas das obras gravadas que podem ser apreciadas e desfrutadas pela população, na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, até ao próximo dia 10 de outubro.

 

Theatro Club

 

Aberto de Terça-Feira a Domingo

 

De Terça-Feira a Sexta-Feira:

Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Fins de Semana:

 

Horário de verão (em vigor)

Das 15h00 às18h00

 

Horário de inverno

Das 14h30 às 17h30

 

Telefone: 253 639706

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *