Peso da Régua, Sociedade

Reabilitação da rua Barão de Forrester em curso – Peso da Régua

A reabilitação das Ruas da Alegria e Barão de Forrester surgem integradas no projecto de regeneração urbana Frente Douro, correspondendo a um investimento na ordem de 160.000€. Em curso está já a reabilitação da Rua Barão de Forrester.

Estas ruas, sendo transversais à EN108 e à Rua dos Camilos, estabelecem a ligação entre duas centralidades da cidade do Peso da Régua: a zona ribeirinha e a zona comercial, sendo, por isso, fundamentais, no contexto do projecto de regeneração urbana.
Este projecto de requalificação urbana implica trabalhos de levantamento do pavimento e passeios existentes em betonilha esquartelada, movimento de terras, implantação de tubagens e acessórios das redes de drenagem, rede de saneamento e águas pluviais, iluminação pública, bem como construção de novos passeios, pavimentação das duas ruas e implementação de sinalização.

A reabilitação das ruas da Alegria e Barão de Forrester valorizará a relação da zona ribeirinha e a zona comercial, o que se reflectirá na dinamização da economia local.
Estrategicamente, perspetiva-se que esta intervenção incentive a circulação pedonal como alternativa ao uso do automóvel, contribuindo, dessa forma, para a redução do tráfego na zona central da cidade e consequente estacionamento em locais desapropriados. Por sua vez, a circulação automóvel será melhorada, através da já referida requalificação do pavimento, ao mesmo tempo que se promove o aumento das condições de segurança.

O Município pretende que a intervenção na zona ribeirinha do Peso da Régua seja coerente e transversal, com soluções programáticas e físicas, inovadoras, exequíveis e sustentáveis, numa perspectiva económico-financeira, capazes de se constituírem como âncoras para essa regeneração urbana.
Dessa forma, a zona ribeirinha tornar-se-á num espaço atractivo para residir, trabalhar, investir e visitar, contribuindo para o reforço da identidade da cidade e para a sua projecção no exterior. Constituir-se-á como espaço de sociabilidade, com elevada qualidade urbana, acolhendo actividades económicas diversificadas e competitivas, proporcionando experiências únicas.
Em suma, esta é uma grande aposta do Município do Peso da Régua na melhoria do bem-estar, na recriação de identidades e num reforço da atractividade da cidade, em benefício de todos os que nela habitam.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *