Educação, Seixal

Projecto de reutilização de manuais escolares já poupou às famílias 542 mil euros – Seixal

O projecto Dar de Volta continua a promover a partilha e a reutilização dos manuais escolares e já entregou às famílias e estudantes interessados 27 110 livros, dos 37 687 recebidos até ao momento. Estes números representam uma poupança de cerca de 542 mil euros às famílias, com base num valor médio de 20 euros por manual.

O Dar de Volta, um projecto solidário de partilha de manuais escolares pretende facilitar o acesso a alguns meios do processo de ensino e aprendizagem, poupar recursos e rendimentos familiares e promover práticas que contribuam para a preservação do ambiente.

Quem estiver interessado em contribuir para a partilha de livros de que já não precisa poderá fazê-lo na Biblioteca Municipal do Seixal, nos núcleos de Amora e Corroios ou ainda nos pontos de acesso da biblioteca existentes nas Lojas do Munícipe do concelho, até ao mês de Outubro.

O projecto consiste na doação, recolha e organização de manuais escolares para posterior redistribuição pelas famílias e estudantes que deles precisem e os solicitem. Terminado o período de entrega de manuais, que decorre nos meses de Julho, Agosto e Setembro, será disponibilizada uma base de dados que poderá ser acedida para posterior requisição.

Em 2010, o Dar de Volta recebeu 19 502 manuais escolares e entregou aos utentes 12 760, o que representou um acréscimo acima dos 300% em relação ao ano de 2009, altura em que foram entregues 3 383 manuais. Em 2010, o projecto representou uma poupança às famílias na ordem dos 255.200,00 euros.

Desde a data da sua implementação, no ano lectivo 2005-2006, que o Dar de Volta tem vindo a conhecer crescentes resultados de sucesso, representando um exemplo para outras câmaras municipais que decidiram também dar início ao projecto nos seus municípios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *