Sociedade, Vila do Bispo

Sagres: O Ponto de Encontro com as Aves a 30 de Setembro – Vila do Bispo

Durante três dias, entre 30 de setembro e 2 de outubro, vai decorrer a segunda edição do Festival de Observação de Aves, em Sagres. Um local irresistível e singular para quem gosta de observar aves, que ali passam aos milhares entre finais de agosto e novembro.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e organizado em parceria com as associações Almargem e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a 2ª edição do Festival será a oportunidade para miúdos e graúdos participarem num conjunto de atividades, onde se incluem saídas de campo dirigidas por guias especializados na observação de aves, passeios de barco, saídas noturnas, palestras temáticas, tertúlias, atividades de educação ambiental e muitas mais.

Com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Turismo de Portugal, Turismo do Algarve, Juntas de Freguesia de Sagres e Vila do Bispo, bem como de empresas locais na área da hotelaria e da restauração que oferecem aos participantes os seus serviços a preços especiais, o Festival quer apresentar-se como um evento de Turismo de Natureza dirigido a todos os públicos, mesmo aqueles com menos conhecimentos nesta temática.

Único em Portugal, este encontro de amadores e profissionais de aves e aficionados da Natureza consiste num marco no programa Europeu BirdWatching 2011, e tem como objetivo desenvolver o turismo ornitológico em Portugal, em especial no Município de Vila do Bispo, na Península de Sagres, uma região acolhedora de centenas de espécies de fauna e flora que formam parte de um património biológico sem igual na Europa.

Sagres é uma região peculiar, não só devido à sua paisagem, como pelo seu património biológico, único na Europa. Este local serve de passagem a milhares de aves que migram para Sul, sendo estas a principal atração do Festival que em 2010 deu a conhecer, em apenas três dias, mais de 100 espécies. Um número que em 2011 pretende ser superado, uma vez que durante a migração outonal é comum a observação de mais de 190 espécies nesta zona. Entre estas, contam-se muitas preciosidades, como a Águia-imperial, o Abutre-preto, a Cegonha-preta, o Falcão-da-rainha, a Águia de Bonelli, a Pardela-de-barrete, o Falaropo-de-bico-fino, a tarambola-carambola, entre outras.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Segundo Adelino Soares, Presidente da Câmara Municipal, “esta é uma oportunidade única a não desperdiçar, na qual todos os interessados poderão conhecer de perto um pouco da singular biodiversidade desta região. As condições que se proporcionam durante os 3 dias de festival foram pensadas de forma a atrair visitantes e a desvendar um património que certamente não os deixarão decepcionados. Por isso, um renovado convite a todos para participarem neste especial evento”.

As aves de Sagres esperam com ansiedade todos os amantes de Natureza para desfrutar de um momento único e descontraído.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *