Amadora, Sociedade

Programa Zambujal Melhora junta população e instituições – Amadora

Irá decorrer no bairro do Zambujal, de 24 de Setembro a 1 de Outubro, a actividade “Conviver no Zambujal”, uma iniciativa que pretende dar a conhecer os produtos e resultados decorrentes do projecto Zambujal Melhora, com o objectivo de consolidar as parcerias e desenvolvimento de sinergias entre as várias instituições que operam no bairro e a população local, no sentido de fomentar a construção de uma cultura de tolerância e relacionamento intercultural.

De entre as várias iniciativas que irão decorrer durante a semana, destaque para o “Fórum – Zambujal Melhora! Parcerias para a Regeneração Urbana Oportunidades e Desafios Locais”, a decorrer no dia 27 de Setembro (ver programa para mais detalhes) e que irá contar com a presença de representantes da Câmara Municipal da Amadora, bem como de vários técnicos de outras câmaras municipais, arquitectos, responsáveis de entidades como o Observatório Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Agência Portuguesa do Ambiente e do Secretariado Diocesano de Lisboa, entre outros, assim como formandos oriundo do bairro do Zambujal que ultrapassaram processos de mudança através da realização de cursos profissionais.

Destaque ainda para o Debate – “Promover uma cidadania europeia a nível local: melhorar as qualificações, garantir igualdade de oportunidades”, a decorrer no dia 29 de Setembro, que irá contar com a presença de altos responsáveis de diversas entidades públicas e elementos da população local.

Chamamos ainda a atenção para a inauguração das exposições “Moradas Colectivas” e “Heróis e Vilões”, decorrentes do projecto artístico e social desenvolvido no âmbito do projecto Intervir (Fundação Calouste Gulbenkian e CESIS).

O Projecto

O Programa de Acção “Zambujal Melhora!”, aprovado pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional de LISBOA, foi criado ao abrigo de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora, para um período de três anos e, tem como área geográfica de intervenção o Bairro do Zambujal, Freguesia da Buraca, Município da Amadora.

A Câmara Municipal da Amadora e o IHRU, proprietários dos fogos do Bairro do Zambujal em articulação com todos os parceiros, pretendem, através do Programa de Acção “Zambujal Melhora” alavancar a requalificação sócio – urbanística do Bairro do Zambujal, dando particular atenção às questões da recuperação do ambiente urbano e da educação ambiental.

O Programa de Acção está estruturado em três Eixos que correspondem às três grandes preocupações de intervenção, a HABITAÇÃO (EIXO 1), o AMBIENTE E O ESPAÇO PÚBLICO (EIXO 2) e o DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÓMICO (EIXO 3).

Objectivos

– Promover a reabilitação dos edifícios habitacionais, de forma a repor as condições de habitabilidade e melhorar os níveis de conforto

– Melhorar a qualidade ambiental do bairro através da criação de uma estrutura verde

– Melhorar o ambiente urbano reordenando – o ou melhorando as acessibilidades e a mobilidade

– Promover a economia social local (coesão social, actores sociais) e o Empreendedorismo

– Promover a inserção urbana da área crítica

Saiba mais acerca deste projecto em www.cm-amadora.pt (clique em Projectos Co-financiados)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *