Cultura, Torres Vedras

Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino desafia crianças dos países lusófonos a criarem curtas-metragens a partir do conto O Nabo Gigante – Torres Vedras

O projecto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino está a dinamizar este ano lectivo o Desafio Aventuras de um Nabo Gigante.

Esta iniciativa desafia alunos dos jardins-de-infância e de escolas do 1.º ciclo do ensino básico, bem comopessoas com necessidades educativas especiais, dos países lusófonos, a criarem curtas-metragens a partir do conto tradicional russo O Nabo Gigante.

Com este desafio pretende-se despertar nas crianças o gosto pela literatura de tradição oral, criando uma ponte emotiva, nem sempre fácil de cruzar, entre o passado, o presente e o futuro, e desenvolvendo, em simultâneo, competências comunicativas em áreas tão diferentes como a expressão escrita e a oral, a expressão plástica e as novas tecnologias, que abrem assim as portas ao porvir.

Promover laços e nós entre crianças de diferentes lugares e realidades, “iniciando-se a criação de uma espécie de Confraria da Língua Portuguesa, e celebrando-a em conjunto”, é também um objectivo desta iniciativa.

O Desafio Aventuras de um Nabo Gigante está também relacionado com o facto de 2012 ser o Ano Internacional da Cooperativas, tendo em conta que permitirá “desenvolver na criança o sentido de cooperação e de compromisso, de reciprocidade e de solidariedade, e a própria ideia da necessidade de criar alianças reprodutivas”.

Mais informações sobre esta actividade podem ser consultadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras (em: www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico).

As inscrições para a participação neste desafio devem ser efectuadas até ao dia 15 de Outubro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *