Celorico de Basto, Educação

Celorico de Basto entrega manuais escolares a famílias do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, entregou, dia 20 de Setembro, nas instalações da autarquia, os manuais escolares provenientes da campanha de recolha e troca levada a efeito.

A cerimónia resulta de uma campanha de angariação de manuais escolares que decorreu de 12 a 16 de Setembro, cujo objectivo era recolher os manuais escolares e trocar por outros mais necessários.

Uma medida que proporcionou a várias famílias uma poupança efectiva de cerca de 200 euros o que, tendo em conta a conjuntura económica, se tornou numa verdadeira ajuda nos orçamentos familiares.

Os encarregados de educação e instituições do concelho, receberam os livros necessários para os seus educandos frequentarem o respectivo ano escolar. A maioria dos beneficiários tinham entregue anteriormente os livros do ano transacto e como tal tiveram prioridade na selecção dos livros.

A campanha excedeu as expectativas uma vez que foram entregues nos respectivos pontos de recolha cerca de 1500 livros. Até ao momento foram solicitados 121 manuais escolares e resta entregar 400 manuais escolares que se enquadram com o que é exigido no actual plano curricular.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, revelou que “ esta iniciativa é para reforçar nos próximos anos, sendo necessário que os manuais escolares sejam adoptados pelas escolas durante três ou quatro anos, para fomentar este projecto e ajudar mais as famílias”, concluiu.

Os restantes manuais escolares, que não fazem parte do plano curricular, vão ser encaminhados para os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) numa óptica de incrementar o conhecimento daquelas populações.

O objectivo fulcral desta iniciativa prende-se em ajudar quem mais precisa e em, simultâneo fomentar o gosto pela preservação dos manuais escolares. Recorde-se que a recolha decorreu na semana transacta, em locais previamente estipulados.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *