Cultura, Tomar

Tomar mostra os novos caminhos do seu venerável património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património. Cada país elabora, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar de 23 a 25 de Setembro, ou seja, no próximo fim-de-semana, e acessível gratuitamente ao público.

Com uma riqueza patrimonial acima da média, Tomar tem participado activamente nestas jornadas e isso mesmo acontecerá este ano. O Convento de Cristo será, naturalmente, um dos pontos principais, mas também os Caminhos de Santiago e o futuro Museu da levada vão estra em destaque.

Assim, na noite de sexta-feira, 23 de Setembro, pelas 21 horas, haverá uma visita nocturna ao Convento de Cristo pelo caminho da Mata dos Sete Montes. Será feita a divulgação do antigo caminho de acesso à Almedina, percurso pedestre, recentemente reabilitado, que faz a ligação entre o centro histórico e o Convento de Cristo.

No sábado, 24, entre as 10.30 e as 12 horas, decorrerá uma visita guiada “Dos lagares da Ordem de Cristo ao Museu da Levada”. Em pleno centro histórico, está a nascer o Museu da Levada, para valorizar um património de referência na paisagem urbana, num lugar que tem tido um importante papel cultural e de activação das memórias da sua população. Os antigos Lagares da Ordem de Cristo estão a ser objecto de estudo e de intervenção arqueológica, devido à construção de estruturas de adaptação dos espaços para acesso ao público, no futuro Museu. Esta visita tem por objectivo divulgar o património da Levada e as linhas gerais do projecto municipal em curso, para a sua valorização e musealização. Esta actividade está sujeita a limite de inscrições.

A visita inicia-se no Centro de Arte e Imagem do Instituto Politécnico de Tomar, junto à rotunda Alves Redol, em torno de uma mostra de fotografias, da autoria de Rosa Reis, sobre o património industrial da Levada de Tomar, para uma introdução sobre os objectivos do projecto de intervenção.

Visita limitada a público adulto, num máximo de 25 participantes. Inscrições na Divisão de Turismo, Cultura e Museologia da Câmara de Tomar, Casa dos Cubos, telefone 249 32 876, e-mail cultura@cm-tomar.pt.

 

Também, no sábado, mas a partir das 16 horas, haverá uma visita guiada ao Convento de Cristo.

Finalmente, no domingo, dia 25, pelas 9 horas da manhã, começará o Itinerário Cultural “O Caminho de Santiago no Concelho de Tomar”. Trata-se de uma caminhada a começar no Convento de Cristo, prolongando-se pelo Centro Histórico de Tomar, Ponte de Peniche, Casais, Soianda e Chão das Eiras, num percurso de 13 Km. Servirá para a divulgação do terceiro troço do Caminho Português a Santiago, no Concelho de Tomar. O regresso ao Convento de Cristo será feito em autocarro.

 

O tema das Jornadas Europeias do Património em 2011 é “Património e paisagem urbana”, pretendendo-se sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. O património e a paisagem urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se encontram. O património e a paisagem urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização.

Mais informações em www.conventocristo.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *