Educação, Trofa

Presidente da Câmara da Trofa apresentou projeto de reutilização de manuais escolares

Para assinalar o início do ano letivo 2011/2012, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, a Vereadora da Educação da Autarquia, Teresa Fernandes e os representantes da Federação das Associações de Pais do Concelho da Trofa (FAP), visitaram, na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, várias escolas locais, visitando assim, uma Escola Básica de cada um dos agrupamentos escolares do Concelho.

 

A autarca apresentou o projeto Muito+ de reutilização e reaproveitamento dos manuais escolares.

 

Este é um projeto que surgiu não só como uma medida de racionalização de recursos, mas também, como um meio para despertar consciências e incutir valores ambientalistas e de justiça social, quer nos alunos, quer nas suas famílias.

 

O Muito + processa-se de forma simples, e este ano, está ainda limitado ao Ensino Básico, assim, os interessados podem doar os seus manuais e entregá-los, nos vários agrupamentos escolares do Município, e posteriormente quem quiser receber manuais gratuitos e reutilizados, é só dirigir-se aos mesmos Agrupamentos de escolas e levantar o livros que necessita.

 

Este projeto Muito +, sendo organizado pela Câmara Municipal da Trofa tem a parceria dos Agrupamentos de Escolas do Concelho (Agrupamentos da Trofa, do Castro e Coronado-Covelas) e da FAP Trofa e respetivas Associações de Pais. No futuro, pretende-se que com a consolidação desta iniciativa o Muito + chegue também à Escola Secundária da Trofa, e a longo prazo, a Autarquia vai procurar estabelecer protocolos com comunidades desfavorecidas dos Países de língua oficial portuguesa.

 

Esta é mais uma iniciativa inovadora, lançada pela Câmara Municipal da Trofa com o intuito de continuar o investimento sério e responsável na Educação no sentido de promover e salvaguardar a democratização do acesso a uma formação e educação de qualidade e equitativa.

 

Autarca entregou Livros escolares às crianças do 1º ciclo

 

A manhã desta terça-feira começou pela EB 1 e JI de Portela, do Agrupamento do Coronado, na Freguesia de S. Romão do Cornado, onde aguardavam a comitiva, cerca de 120 crianças dos quatro anos de escolaridade. A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, foi recebida pelos professores da escola e pelo Diretor do Agrupamento do Coronado, que aproveitaram para dar conta da forma como está a decorrer o início das aulas. A Edil Trofense entregou também, em mãos, a todos os alunos do primeiro ano, o livro de Língua Portuguesa “O mundo da Carochinha”, bem como o respetivo livro de fichas. A data foi importante para o Francisco e para a Tânia, bem como para todos os seus colegas, do ensino básico, que receberam, este ano (tal como no ano passado), os livros de forma gratuita.

 

Mais tarde, foi a vez das crianças da EB 1/ JI de Esprela 2, do Agrupamento de Escolas da Trofa, na Freguesia de S. Martinho de Bougado, receberem a visita, quer da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, quer da Vereadora da Educação, tendo à sua espera os professores da escola, bem como o Diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa.

 

Já na sala polivalente daquele estabelecimento de ensino, a Autarca pode ouvir um texto escrito pela Filipa, uma aluna do 4º ano, que deu conta da importância da oferta por parte da Câmara Municipal e da Federação das Associações de Pais, dos livros a todos os meninos e meninas do Concelho.

 

A manhã acabou na EB1 de Cerro 1, do Agrupamento de Escolas do Castro, onde os alunos daquela escola puderam receber a comitiva e colocar questões diretamente à Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, que prontamente respondeu às perguntas das crianças. Aqui, a Edil aproveitou também para passar pelo refeitório onde já estava a começar a ser servido o almoço, aos alunos do Jardim de Infância, a convite quer das professoras da Escola, quer do Diretor do Agrupamento do Castro.

 

Esta terça-feira, foi assim, dia de muitas crianças receberem os seus novos manuais escolares, oferta da Autarquia, já que, pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal da Trofa e a Federação das Associações de Pais da Trofa estão a oferecer a todos os alunos que frequentam o ensino público no Concelho, os manuais escolares para o ano letivo 2011/2012.

 

Esta iniciativa representa um investimento de 53 mil euros, abrangendo 1360 alunos, numa clara aposta do Município na melhoria das condições das famílias no acesso à educação académica e cívica.

 

Em suma esta medida da Autarquia tem como objetivos base a inclusão, a integração e o sucesso escolar das crianças do Concelho e além dos manuais escolares de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, o Município vai oferecer também os respetivos livros de fichas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

A terminar a manhã, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa deu conta que “numa altura em que as cerca de 1360 crianças em idade escolar do nosso Concelho se despedem das férias e regressam à escola, para o início de um novo ano letivo, quis contactar de perto, e mais uma vez, com a realidade educativa de cada uma delas, e visitar estas crianças que estão agora a começar uma nova fase das suas vidas, tão importante para que daqui a muitos anos, todos sejam adultos realizados, integros, empenhados, no fundo cidadãos exemplares e participativos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *