Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Ministro Miguel Macedo preside ao Dia do Concelho da Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso assinala o Dia do Concelho a 25 de setembro (próximo domingo). Para comemorar a data, a Câmara Municipal preparou um programa com atividades, para as quais toda a população está convidada. Este ano, estas comemorações são presididas pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

 

Em 2010, a Póvoa de Lanhoso assinalou pela primeira vez o Dia do Concelho nesta data. Recorde-se que, em 25 de setembro de 1292, o Rei D. Dinis reconheceu às terras de Lanhoso um estatuto especial, através da entrega do Foral, permitindo dessa forma que este território obtivesse a autonomia desejada. Este estatuto administrativo e político veio reconhecer aos Povoenses da época direitos e privilégios que até então lhes eram negados. Por isso, aquele momento representa o nascimento do concelho.

 

Tendo presente o significado desta data, a Câmara Municipal decidiu instituir o dia 25 de setembro como Dia do Concelho. “A comemoração do 25 de setembro é uma oportunidade para refletirmos sobre o trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos anos e sobre os projetos que queremos desenvolver”, sintetiza o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Do programa proposto, Manuel Baptista salienta a sessão solene, durante a qual serão distinguidas instituições e personalidades da Póvoa de Lanhoso, que se destacam pela sua atividade na sociedade. “Vamos homenagear pessoas da terra que, de forma individual ou coletiva, têm contribuído para o desenvolvimento do nosso território e para o bem comum. Entendemos que é justo valorizar aquilo que temos de melhor e que são as nossas gentes”, considera.

 

Programa.

 

O Programa Oficial das comemorações do Dia do Concelho começa no dia 23 de setembro, sexta-feira, com a iniciativa pedagógica “A História da Nossa Terra”, que se traduz em duas sessões com alunos do 12º ano da Escola Secundária (14h30) e da EPAVE (16h00). Prossegue no dia 24 de setembro com o Concerto Gala de Lançamento da Revista “Entre Notas” da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, no Cine-Fórum dos Bombeiros, pelas 21h30. No dia 25 de setembro, o programa começa com uma visita às Obras do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, São Martinho de Campo, pelas 10h30. Segue-se uma visita à Incubadora de Empresas, em Ferreiros, pelas 11h30. A Sessão Evocativa do Dia do Concelho, com homenagem a individualidades e coletividades Povoenses, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00. Depois é a Abertura da Exposição “Emigração Dos Anos 50/60/70”, na Sala de Interpretação do Território, na Casa da Botica, pelas 15h45. O programa fica completo com o Concerto Musical do Artista Zé Amaro, na Praça Eng. Armando Rodrigues, pelas 16h00, com entrada gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *