Cultura, Trofa

Jornadas Europeias do Património na Trofa valorizam Património e Paisagem Urbana a 23 e 25 de setembro

A Câmara Municipal da Trofa está a organizar as Jornadas Europeias do Património. Tal como em anos anteriores estas jornadas são uma iniciativa anual do Conselho da Europa que contam com o apoio da União Europeia. Trata-se de uma iniciativa de relevo internacional, importante como contribuição para a salvaguarda e valorização dos monumentos.

 

De forma a assinalar estas Jornadas Europeias, a Autarquia Trofense preparou para este ano um programa para os dias 23 e 25 de setembro. Assim no primeiro dia desta iniciativa, 23 de setembro, a Câmara Municipal inaugura a exposição “Turismo e Sociabilidades na Ilustração Portuguesa”, pelas 21h15, na sala de exposições da Casa da Cultura, seguindo-se uma palestra sobre a temática “As estradas nacionais, o desenvolvimento rodoviário e a cidade da Trofa”, pelas 21h45, com o convidado Álvaro Domingues, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Esta exposição e palestra assinalam também o Dia Mundial do Turismo na Trofa.

 

As comemorações continuam no dia 25 de setembro, com uma visita a algumas instalações urbanas e industriais do Concelho, como a Oficina “Paulino e Filhos, Lda”, o edifício da antiga “Empresa Fabril da Trofa” e outras, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade da Trofa a par da linha férrea. A concentração dos participantes para esta visita será na Casa da Cultura da Trofa, pelas 9h30. Após a visita a estas zonas urbanas e industriais, segue-se uma pausa para almoço (almoço livre).

 

Ao início da tarde, o programa das Jornadas Europeias do Património 2011 promovidas pela Câmara Municipal da Trofa continua com a visita ao Museu Nacional Ferroviário Núcleo de Lousado, com a concentração marcada para as 14h30, no Largo Costa Ferreira (S. Martinho), com regresso previsto à Casa da Cultura pelas 17h00.

 

Inscrição prévia necessária

 

Os interessados em participar nesta atividade do dia 25 de setembro, devem fazer a sua inscrição até ao dia 19 de setembro na Casa da Cultura, através do telefone 252 400 090, do fax 252 400 099 ou do e-mail patrimoniocultural@mun-trofa.pt. As atividades e o transporte são gratuitos com exceção do almoço.

 

Numa organização da Câmara Municipal da Trofa, Conselho da Europa e IGESPAR, esta atividade conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais da Maia e de Vila Nova de Famalicão, do Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, do Instituto Superior da Maia e do eng. Júlio Maia.

 

A Autarquia Trofense, liderada por Joana Lima, convida toda a população a participar nestas jornadas e recordar a história do Concelho e todo o desenvolvimento urbano e industrial que a Trofa sofreu ao longo dos tempos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *