Cultura, Terras de Bouro

7ª Maravilha Natural de Portugal abrilhantou mais um Encontro Nacional de Poetas emTerras de Bouro

No encerramento dos trabalhos do XI Encontro Nacional de Poetas que decorreu no cenário idílico da Vila do Gerês, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel afirmou que, terminado o encontro e devido à sua cada vez maior relevância cultural e sucesso junto da comunidade poética e não só, já que, desde do Algarve, passando pelo Alentejo, Aveiro, Porto, Trás-os-Montes e até Espanha, muitos foram os poetas que marcaram presença, (de salientar, a presença da Associação Portuguesa de Poetas e do Ateneu Artístico de Vila Franca de Xira), Terras de Bouro vai continuar a afirmar-se como local de acolhimento deste evento, pois, a cada ano que passa, cada vez há mais participantes e este ano terá chegado quase às duas centenas o número de poetas presentes no Gerês. Recordando que a cultura e, nomeadamente, a poesia são factores importantes na afirmação cultural de um povo, Joaquim Cracel frisou ainda que, em cultura não se gasta dinheiro, mas sim investe-se num futuro que se quer dinâmico e profícuo, contribuindo assim de uma maneira decisiva para a formação da cidadania. Anunciou também que já para a próxima edição, em 2012 e como forma de assinalar o XII Encontro, irá acontecer uma iniciativa a que o Município se irá associar e que consiste na edição de uma obra que juntará as quadras vencedoras de todas as edições deste encontro anual de poetas.

O director do jornal Poetas & Trovadores, Dr. Barroso da Fonte, subscreveu as palavras do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, agradecendo a forma empenhada e atenciosa com que o Município tem acolhido o encontro e os seus intervenientes, afirmado que só desta forma se poderá contribuir para uma sociedade que se quer pluralista e culturalmente evoluída. De igual forma, também o Senhor Presidente da CALIDUM – Clube dos Poetas Minhoto Galaicos, João Luís Dias, ele próprio um “poeta de montanha”, enalteceu a importância e a qualidade que o Encontro Nacional de Poetas tem assumido, sendo hoje já um acontecimento cultural marcante na vida dos poetas portugueses e de como sente orgulho por tal evento acontecer no concelho de Terras de Bouro, sua terra natal e no Gerês.

A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Terras de Bouro, do Jornal Poetas & Trovadores e da Calidum – Clube de Poetas Minhotos Galaicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *