Cultura, S. João da Madeira

“Vincent, Van e Gogh”: a vida e a arte sobem ao palco dos Paços da Cultura de S. João da Madeira

O espectáculo “Vincent, Van e Gogh” está marcado para esta sexta-feira, 23 de Setembro, às 21h45, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Trata-se de uma produção da companhia “Peripécia Teatro”, para maiores de 12 anos, que “oscila entre o drama e a comédia, a realidade e a imaginação, entre a vida e a arte”.

Vincent, Van e Gogh são três dos personagens que ocupam o palco com pincéis, telas, chapéus e cavaletes. Através da relação e do jogo destes personagens com os objectos que os rodeiam emergem figuras e situações que marcaram a vida e a obra de Van Gogh.

Este é um espectáculo visualmente poético, onde se sugerem algumas das mais emblemáticas obras de Van Gogh. A narrativa não é cronologicamente linear o que permite situações cénicas que remetem para ambientes de delírio, de inquietude e de desconcerto, às vezes associados a alguma ironia e humor.

A “Peripécia Teatro” – companhia transnacional com sede em Portugal – aponta esta criação como “uma humilde homenagem ao pintor holandês que se tornou no paradigma do ‘artista maldito’ que não vê a sua obra reconhecida; ao homem cuja vida é a história de um fracasso, em busca, primeiro da verdade religiosa e, mais tarde, da arte”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *