Santo Tirso, Sociedade

Santo Tirso assinala Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso – em associação com a Agência de Energia do Porto e a Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto – está a assinalar, desde o passado dia 16 e até ao dia 22 de setembro, a “Semana Europeia da Mobilidade” com a realização de várias iniciativas.

De entre as atividades dedicadas à mobilidade sustentável já realizadas contam-se o “mobipaper” intermunicipal (dia 17), os percurso pedestres e cicláveis (dias 17 e 18) e ainda as sessões de marcha e de ginástica rítmica que decorreram no passado fim de semana no Parque Urbano da Rabada.

Agora, os munícipes de Santo Tirso são chamados a participar no debate ”O QUE PODEMOS FAZER” que vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, a partir das 9h30, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, sobre as questões relacionadas com a necessidade de procedermos a mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

O recurso ao uso das bicicletas – refira-se a este propósito que a Câmara Municipal de Santo Tirso para além do percurso pedonal e ciclável que está a construir para ligar a cidade ao Parque Urbano da Rabada (fotos em anexo) vai criar mais quatro ciclovias, num total de 15 kms – dos veículos elétricos e dos transportes públicos estão entre as opções mais recomendadas para alterar a situação, mas há outras alternativas de mobilidade sustentável que passam pela partilha de transporte.

“O QUE PODEMOS FAZER?” – DEBATE

Dia 22 de setembro – 9h30 – Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso

Programa:

9h30 – Abertura pelo Engº Castro Fernandes, Presidente CM Santo Tirso

• A visão da Provedoria (Dr. João Cottim, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência)

• Estratégia e Objetivos da AMTP (Engº Joaquim Cavalheiro, Presid. do Cons. Executivo da AMTP

• I&D para a mobilidade universal (Prof. Diamantino Freitas – FEUP)

• A inserção dos cidadãos com deficiência no mercado de trabalho; a questão das acessibilidades (Dr. Jerónimo de Sousa – CRPG)

• Exemplos de Boas Práticas municipais (Arqª Carla Moreira da CM Santo Tirso)

10.30h – 11h | Intervalo

• Novas tecnologias de informação e comunicação orientadas para os cidadãos com deficiência (Engº Rui Lameiras da EFACEC)

• Novidades tecnológicas nos veículos de transporte público (José Neves da MAN)

• Sinalização no pavimento (Prof. Hugo Parede da UTAD)

Debate

12.30 | Encerramento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *