Seia, Sociedade

Seia associa-se ao Dia Europeu sem carros

No dia 22 de Setembro, entre as 8h e as 21h, o Municipio de Seia vai restringir o tráfego motorizado no centro da cidade de Seia e na Rua do Comércio em São Romão. A medida integra a iniciativa “Na Cidade Sem o Meu Carro”, promovida no âmbito da 10ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de Setembro.

Em Seia, a restrição abrangerá o Largo do Castelo, Av. 1º de Maio (parte); Av. Dr. Afonso Costa (parte), Av. Combatentes da Grande Guerra, Av. Visconde Valongo, Rua 1º de Dezembro, Rua D. João Saraiva, Rua Dr. Manuel E. Mota Veiga, Rua Dr. Simões Pereira, Rua Pintor Lucas Marrão, Rua do Funchal, Largo Dr. António Borges Pires e Largo Marques da Silva.

Em alternativa, os munícipes são convidados a deslocar-se a pé, de bicicleta ou noutro meio de transporte não motorizado, à excepção de veículos de emergência e transportes públicos, que neste caso serão assegurados pelos dois mini-autocarros VaieVem, através de circuitos regulares e que neste dia serão de uso gratuito.

Paralelamente, a assinalar este dia de mobilidade alternativa o Municipio irá promover, durante todo o dia, nas áreas indicadas, um conjunto de actividades desportivas, lúdicas e pedagógicas, como o circuito “Escola Segura”, carros de rolamentos, peddy paper, jogos tradicionais, voleibol de rua, ateliers desenvolvidos pelos Museus Natural da Electricidade e do Brinquedo, CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e Ludoteca e um circuito de cocloturismo, que decorrerá por volta das 18h.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, com o apoio da Direcção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia. O objectivo da campanha é incentivar as autoridades a apresentar e promover medidas de transporte sustentável e convidar os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.

Sobre este mote, pretendendo fomentar a mobilidade e incrementar a mobilidade e hábitos sustentáveis, a autarquia senense irá proceder à colocação, em vários locais da cidade, de sistemas de parqueamento de bicicletas, como medida de carácter permanente.

O desafio foi colocado pela União Europeia, que a fim de se transformar numa economia de baixas emissões energeticamente, eficiente, adoptou uma série de metas ambiciosas no que respeita ao clima e energia, a serem cumpridas até 2020. Estas medidas incluem uma redução de 20% das emissões de gases de efeito de estufa, um aumento de 20% da eficiência energética e uma quota de energias renováveis, 20% do consumo total de energia. Um dos principais desafios na concretização desses objectivos é o crescente volume de viagens asseguradas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo. Com foco na mobilidade alternativa, a décima edição da Semana Europeia da Mobilidade pretende apoiar a transição para um sistema de transportes eficaz a nível dos recursos, a promoção do uso de combustíveis limpos e ainda, de propulsão humana.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *