Póvoa de Varzim, Sociedade

Perto de meio milhar limpou o concelho da Póvoa de Varzim

450 pessoas participaram entre sexta-feira e sábado na iniciativa “Limpar o Mundo, Limpar Portugal”, na Póvoa de Varzim. A participar neste movimento mundial desde 2004, e a limpar o concelho desde 1998, a autarquia atingiu, este ano, um número recorde de participantes.

Rates, Amorim, Aguçadoura e Estela aderiram à iniciativa promovida localmente pelo Pelouro do Ambiente, recolhendo vários quilos de lixo nestas freguesias e contribuindo para um concelho mais limpo.

Na sexta-feira, dia 16, 250 alunos das Escolas Básicas da Granja e da Praça e da Escola Agrícola, em Rates, equiparam-se com as luvas e os sacos cedidos pelo Pelouro do Ambiente e iniciariam, logo pela manhã, a campanha de recolha de resíduos dividindo-se por dois locais da freguesia, no Parque Verde e no Centro Histórico. Os pequenos participantes deram o exemplo numa iniciativa a que o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, também fez questão de se associar.

Em Amorim, perto de meia centena de alunos da Escola Primária também puseram mãos à obra nesta acção de recolha de lixo limpando a zona envolvente à sua escola.

Em Aguçadoura, a Praia de Paimó, ficou igualmente mais limpa com a cooperação de cerca de três dezenas de pessoas que frequentam as Actividades de Tempos Livres (ATL) da Junta de Freguesia da vila.

No sábado, dia 17, “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” continuou no passadiço de Santo André, em Aguçadoura, logo pela manhã, com a participação de elementos da Secção de Atletismo do Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense e do Centro de Karaté Aguçadourense. Também na Estela se meteu mãos à obra, sendo que também os cerca de 20 participantes do Grupo Jovens 2000 recolheram uma quantidade surpreendente de resíduos. Para além do sentimento de orgulho por terem contribuído para a limpeza das suas freguesias, todos os participantes tiveram ainda direito a um lanche, oferecido com o apoio das empresas Vieira de Castro – Produtos Alimentares e D. Figueiredo e Irmãos.

Se na verdade uma acção deste género não deveria ser necessária, cabendo a cada um de nós a responsabilidade de depositar os resíduos devidamente acondicionados nos locais correctos, por outro lado não se pode deixar de valorizar “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” como uma verdadeira acção pedagógica, que contribui para apelar à responsabilidade, comum, de manter os espaços públicos limpos.

“Limpar o Mundo, Limpar Portugal” é uma acção que se insere no movimento global Clean Up the World, ao qual a Póvoa de Varzim se associou em 2004. No entanto, desde 1998 que o Pelouro do Ambiente participa na iniciativa, fundada pelo velejador australiano Ian Kiernan. Este, descontente com a poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu, em 1989, promover a limpeza do porto de Sidney, conseguindo reunir 40 mil voluntários. O sucesso desta primeira edição levou a que a campanha ganhasse projecção mundial e, desde aí, Clean Up the World “varre” o mundo sempre no terceiro fim-de-semana de Setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *