Marinha Grande, Sociedade

Arroz de Marisco é Maravilha da Gastronomia – Marinha Grande

O Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”. Para assinalar esta vitória, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, reuniu com os proprietários dos restaurantes da Praia da Vieira que confeccionam o referido prato e exibiu o troféu entregue na Gala Final do concurso, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 13 de Setembro.

 

Na reunião  com os comerciantes estiveram presentes o Presidente da Câmara, o Vice-Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura e o Presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, lembrou que “esta vitória é muito importante para os restaurantes e para todo o concelho da Marinha Grande”, elogiando o facto desta “ser a única zona do país que tem três maravilhas – Arroz de Marisco, Mosteiro de Alcobaça e Grutas de Mira de Aire”.

 

O Presidente salientou aos proprietários dos restaurantes que “este é o resultado do vosso trabalho, das vossas cozinhas, da vossa qualidade”. Por isso, “deve ser garantida toda a qualidade no serviço prestado”.

 

O Vice-Presidente Paulo Vicente reiterou que “esta distinção é uma mais-valia que vai potenciar o turismo da Praia da Vieira” e que “importa sabermos estar à altura desta responsabilidade”.

 

A Vereadora Cidália Ferreira destacou que “o Arroz de Marisco é diferente porque é uma das especialidades da Praia da Vieira, sendo único por ter o iodo da Praia da Vieira, o saber e o esforço das gentes desta Praia e todos estes ingredientes especiais são envolvidos num tacho de barro especial”.

 

O Presidente da Junta de Vieira de Leiria, Joaquim Vidal, referiu que “esta é uma vitória de todos nós”. “A freguesia regozija-se porque isto traz uma visibilidade enorme à Praia da Vieira”, acrescentou. “A nossa responsabilidade é acrescida, mas se ganhámos este prémio, vamos ter capacidade para honrar o prémio que nos foi atribuído”, concluiu.

 

A selecção do Arroz de Marisco para a fase final do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia” e consequente eleição resulta de uma candidatura conjunta apresentada pela Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE); pelos Municípios de Marinha Grande, Batalha e Leiria; e pelo Entidade Regional de Turismo Leiria/Fátima. É um projecto co-financiado pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural / LEADER.

 

A candidatura pretendeu divulgar e promover “as artes Culinárias” da nossa região, através do vasto património culinário existente e que importa preservar, valorizar e divulgar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *