Crato, Cultura

“Para além do Patinho” – Exposição de Rui Cardoso no Crato

A Câmara Municipal do Crato promove, a 20 de Setembro, a exposição de ilustração “Para além do Patinho” de Rui Cardoso, que decorre em simultâneo na Galeria de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal do Crato, no Espaço Lúdico do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e na Sala Polivalente da Escola Básica Integrada Professora Ana Maria Ferreira Gordo, recentemente inaugurada no âmbito das Obras de Requalificação e Ampliação da Escola realizadas pela Câmara Municipal do Crato, permitindo assim descentralizar as suas visitas e actividades pedagógicas complementares.

A inauguração da exposição decorre, a 20 de Setembro de 2011, pelas 16h00, na Sala Polivalente da EBI, sendo o primeiro evento que se realiza neste novo espaço.

Rui Cardoso, nasceu em Azambuja em 1968. Cedo revelou grande entusiasmo pelo desenho tendo sido premiado diversas vezes, na sua juventude, em concursos de ilustração e banda desenhada. Apesar da sua larga experiência em filme animado conseguida em séries como “A Maravilhosa Expedição às Ilhas Encantadas”, “A Demanda do Erre”, os filmes do “Patinho” e em várias curtas-metragens com destaque para “Voragem” que lhe valeu o galardão de Melhor Realizador Português no Cinanima de 2003, a sua obra artística transcende esta área visual para as complementar com o design, a ilustração e a pintura.

É igualmente autor de texto e imagem de literatura infantil protagonizado pelo seu personagem mais bem sucedido, o Patinho, com mais de cinquenta títulos de grande tiragem publicados, incluindo um álbum de banda desenhada. O Patinho foi também, durante 160 semanas, o actor principal do suplemento infantil da edição de domingo do Correio da Manhã. Tem obra ilustrada diversa publicada na editora Girassol, TV Guia, Edimpresa, Gaipol e Dom Quixote.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *