Educação, Trofa

Trofa lança projeto MUITO + de reutilização de manuais escolares

A Câmara Municipal da Trofa sensibilizada com a conjuntura atual de dificuldade financeira em que vivem muitas famílias, e ciente da importância da adoção de hábitos ambientalistas e de otimização de recursos e meios está a desenvolver o Projeto Muito +.

 

Este projeto inovador na zona norte, assenta no conceito de reutilização de manuais, já que como se sabe, os manuais escolares têm um tempo útil de utilização de seis anos, e acabam por ser utilizados apenas durante um ano letivo.

 

Tendo em conta as dificuldades atuais, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima percebeu a irracionalidade ambiental e financeira deste comportamento e lançou um desafio a todos os encarregados de educação, famílias, alunos e estabelecimentos de ensino do Concelho para aderirem a este Projeto Muito +. Para a Autarca Trofenses esta iniciativa pretende sobretudo, “educar para o respeito pelo meio ambiente, pelo é que nosso, mas também, pelo que é dos outros, numa lógica de responsabilidade, de partilha e de modernidade”.

 

Este é um projeto facultativo, que surgiu não só como uma medida de racionalização de recursos, mas também, como um meio para despertar consciências e incutir valores ambientalistas e de justiça social, quer nos alunos, quer nas suas famílias.

 

Trata-se de uma ideia amplamente difundida e utilizada noutros países, como nos Estados Unidos da América, Austrália ou Alemanha, e que faz do Município da Trofa um pioneiro em toda a região Norte do país, já que como defende a Câmara Municipal “não se trata de um projeto de solidariedade destinado apenas aos mais desfavorecidos, mas sim, de um projeto de racionalização dos meios educativos criando um ponto de modernidade nas práticas educativas”.

 

O Muito + processa-se de forma simples, e este ano, está ainda limitado ao Ensino Básico, assim, os interessados podem doar os seus manuais e entregá-los, sem qualquer retribuição, nos vários agrupamentos escolares do Município, e posteriormente quem quiser receber manuais gratuitos e reutilizados, é só dirigir-se aos mesmos Agrupamentos de escolas e levantar o livros que necessita.

 

Este projeto Muito +, sendo organizado pela Câmara Municipal da Trofa tem a parceria dos Agrupamentos de Escolas do Concelho (Agrupamentos da Trofa, do Castro e Coronado-Covelas) e da FAP Trofa e respetivas Associações de Pais. No futuro, pretende-se que com a consolidação desta iniciativa o Muito + chegue também à Escola Secundária da Trofa, e a longo prazo, a Autarquia vai procurar estabelecer protocolos com comunidades desfavorecidas dos Países de língua oficial portuguesa.

 

Esta é mais uma iniciativa inovadora, lançada pela Câmara Municipal da Trofa com o intuito de continuar o investimento sério e responsável na Educação no sentido de promover e salvaguardar a democratização do acesso a uma formação e educação de qualidade e equitativa.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara Municipal da Trofa

Divisão de Educação

Telefone: 252409850

Email: educacao@mun-trofa.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *