Évora, Sociedade

Évora participa na Semana Europeia da Mobilidade

A cidade de Évora volta a participar na Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre de 16 a 22 de Setembro, cujo objectivo é incentivar as autoridades locais europeias a apresentar e promover medidas de transporte sustentável e convidar os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.

A semana culmina com o “Na cidade sem o meu carro!”, quando as cidades participantes cortam o trânsito numa ou mais áreas, espaço esse que fica reservado somente para pedestres, ciclistas e transporte público, durante um dia inteiro. Évora cortará o trânsito em toda a zona da chamada Acrópole.

Em 2010, um número recorde de 2.221 municípios, representando aproximadamente 227 milhões de cidadãos europeus, foram oficialmente registados pela  campanha. Foi implementado um total de 7506 medidas permanentes, incidindo principalmente em infra-estruturas para o ciclismo e caminhada, de acalmia de tráfego, melhorando a acessibilidade de transporte e de sensibilização sobre a utilização de transporte sustentável.

Com o objectivo de cumprir os desígnios da Semana Da Mobilidade, a Câmara Municipal de Évora irá implementar, no dia 16 (sexta-feira), um passeio na Rua D. Augusto Filipe Simões delimitado com pilaretes e colocará uma banda redutora de velocidade e passadeira elevada no Caminho Municipal 1094 (acesso ao Bairro de Almeirim).

No sábado, a manhã  (10h00) contempla aulas de ginástica ao ar livre na Praça de Giraldo, com o objectivo de convidar a população a usufruir da “sua” cidade. Uma maratona de BTT, visitas guiadas e uma caminhada pelo centro histórico, um debate sobre “Mobilidade, Ambiente e Segurança nas Nossas Cidades” serão mais algumas da actividades previstas para os dias 18, 19 e 20 de Setembro, respectivamente.

Na quarta-feira, dia 21, a Segurança Rodoviária será a temática central, com a realização de uma sessão de formação sobre condução de Bicicletas na Escola André de Gouveia, seguindo-se, às 16h30, no Palácio D. Manuel, uma sessão “subordinada ao tema  “Mobilidade Alternativa e Segurança Rodoviária”.

“Na Cidade Sem o Meu carro”

No dia 22 de Setembro, denominado “Na Cidade Sem o Meu carro”, a Câmara Municipal de Évora agendou as seguintes medidas e actividades:

8h00 – 20h00 Linha Azul gratuita

8h00 às 20h00 – Encerramento ao trânsito automóvel da zona de intervenção do projecto “Acrópole XXI”, incluindo as seguintes ruas: R. D. Isabel, Lg. Alexandre Herculano, R. Vasco da Gama, Largo Marquês de Marialva, Largo Conde de Vilaflôr, R. Francisco Soares Lusitano e R. Valdevinos a partir do entroncamento com o Pátio do Salema; a circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e veículos não poluentes;

8h15 – Percurso em bicicleta pela cidade

Local de partida: Escola Secundária André de Gouveia (Parque de estacionamento na Av. São  Sebastião)

18h00 -19h00 – Visita guiada à Judiaria de Évora – CME

Local de partida e inscrições (mínimo 7): Posto de Turismo/Praça do Giraldo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *