Celorico de Basto, Educação

Celorico de Basto dispõe de mais dois novos equipamentos escolares

Celorico de Basto inaugurou ontem, 13 de Setembro, dois Centros Escolares. Duas cerimónias marcadas pela presença do Secretário de estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, a presidir.

Estas inaugurações marcaram mais uma etapa no ensino no concelho de Celorico de Basto. O Centro Escolar de Fermil e o Centro Escolar da Mota foram, hoje, inaugurados antecedendo o início do ano lectivo para centenas de crianças que vão usufruir dos espaços.

Duas infra-estruturas inauguradas que se inserem dentro dos padrões europeus de ensino, num projecto exigente com as capacidades necessárias para proporcionar a melhor educação. O presidente da autarquia salientou isso mesmo, “criamos equipamentos modernos para servir e proporcionar os melhores mecanismos para a progressão efectiva, dos nossos jovens. Num mundo cada vez mais competitivo e difícil torna-se necessário facultar as condições ideias para que estejam preparados para vencer os desafios, referiu o autarca.

Apesar das dificuldades financeiras que o país e o concelho atravessam, o edil não pode deixar de salientar o esforço da autarquia em prol do progresso. “ Numa altura de grandes dificuldades, importa salientar o esforço que temos feito para criar as melhores condições de ensino e de aprendizagem, sempre com base no equilíbrio das contas públicas.”

Em jeito de conclusão o autarca fez questão de salientar “ é tempo de rigor onde impera a funcionalidade, fazer o que é objectivo, necessário e efectivamente prático para as pessoas,” conclui.

O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, presidiu às cerimónias juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, e salientou a importância destas infra-estruturas no progresso do país. “A educação permite a Portugal dar passos sustentáveis na evolução do país, torna-se necessário apetrechar os jovens com os melhores meios de ensino para que possam enfrentar o futuro com brio” referiu.

As cerimónias contaram ainda, com a presença de várias figuras de destaque a referir: o Director Regional da Educação do Norte, João Grancho, o presidente da Assembleia Municipal, autarcas do concelho, Direcção do Agrupamento de Escolas, deputados da Assembleia da Republica, os Coordenadores dos respectivos Centros Escolares e outras individualidades que não quiseram perder um momento marcante para a comunidade escolar e para o concelho de Celorico de Basto.

Importa referir que a autarquia de Celorico de Basto tem dado especial atenção à educação. No ano transacto foi inaugurado o Centro Escolar de Celorico de Basto (Vila), hoje foi inaugurado e Centro Escolar da Mota e o de Fermil e, em 2012 será inaugurado o Centro Escolar da Gandarela. Um investimento total que supera os 11 milhões de euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *