Educação, Reguengos de Monsaraz

Ampliação do Centro Escolar de Reguengos de Monsaraz aumentou capacidade em 75 por cento

O Centro Escolar de Reguengos de Monsaraz vai ser inaugurado na sexta-feira, dia 16 de Setembro, pelas 9h, com a presença da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite. Esta obra do Município de Reguengos de Monsaraz, que integrou a construção de um jardim-de-infância e a ampliação e requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo da cidade, representou um investimento superior a 1,3 milhões de euros, comparticipado em 80 por cento pelo FEDER.

O novo centro escolar terá capacidade para 525 alunos, um aumento de 75 por cento da sua capacidade. No próximo ano lectivo haverá 16 turmas do 1º Ciclo e cinco do pré-escolar, num total de 460 crianças matriculadas (335 alunos no 1.º Ciclo e 125 crianças no pré-escolar), o que representa uma taxa de ocupação de 88 por cento.

A EB1 tem agora um novo bloco com quatro salas de aulas e uma nova biblioteca escolar com quadro interactivo, outros recursos tecnológicos e um espaço de leitura. A cantina foi ampliada e requalificada e o campo de jogos recebeu uma cobertura para proteger as crianças das condições climatéricas adversas.

A autarquia procedeu também à requalificação da sala dos professores, que teve também o seu equipamento modernizado, construiu novas instalações sanitárias nos blocos antigos e substituiu a cobertura do Bloco B. As obras incidiram igualmente na requalificação de todo o espaço exterior com a beneficiação e expansão das zonas de calçada existentes e construção de novas acessibilidades internas, melhorando significativamente as condições de segurança em situações de emergência.

O centro escolar ficou também com um novo jardim e uma horta pedagógica, foi ainda construída outra portaria para descongestionamento da actual e efectuadas as pinturas exteriores de todos os edifícios. A autarquia realizou também uma profunda intervenção ao nível dos espaços verdes que integrou a plantação de dezenas de árvores, colocou novos equipamentos lúdicos e de sensibilização ambiental (vários ecopontos, uma ilha ecológica e papeleiras) e nova iluminação em todo o espaço exterior.

De referir ainda que a escola já vai ter quadros interactivos e novo material e equipamento pedagógico e desportivo, assim como novas infra-estruturas eléctricas, de comunicações, de televisão e informáticas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *