Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Vencer o Tempo nas 7 Cidades” desenvolve mais duas ações – Póvoa de Lanhoso

O Projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, de que a Póvoa de Lanhoso é um dos Municípios fundadores, desenvolve, hoje, dia 14 de setembro, mais duas ações.

“O sénior vai à escola” dá o mote à iniciativa que irá permitir que cerca de 70 seniores do concelho, acompanhados por jovens estudantes, conheçam a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e que representará uma abertura diferente do ano escolar naquele estabelecimento de ensino. O objetivo é que os mais velhos fiquem por dentro daquilo que é a escola nos dias de hoje, como decorre a aprendizagem e como se convive e brinca, como é que os jovens, que “adotaram” aqueles seniores, estudam e se divertem num espaço que a maioria dos mais velhos nunca frequentou.

São os jovens e os seus professores que vão receber, com toda a importância que o facto merece, estes idosos, numa visita guiada à escola secundária da Póvoa de Lanhoso, que começa pelas 10h00. “O sénior vai à Escola” pretende marcar o início do novo ano letivo e reforçar a relação iniciada no ano passado.

Esta visita integra-se no projeto intergeracional em que o nosso concelho, juntamente com mais seis autarquias e a Associação Vencer o Tempo estão envolvidos e através do qual desenvolvem uma serie de atividades que, mais uma vez, proporcionam o encontro entre os jovens e os seniores.

Pretende-se envolver as escolas numa perspetiva destas serem referência na sociedade, em relação aos valores sociais que defendemos e que precisamos de voltar a implementar, de forma inovadora, aliando, harmoniosamente, o meio e o indivíduo, num registo intergeracional que é, afinal a missão e a visão do projeto.

Apresentação dos resultados dos Focus Group e de medidas

No mesmo dia 14 de setembro, pelas 14h30, será apresentado no Teatro Club da Póvoa de Lanhoso o resultado dos focus group dirigidos aos idosos, através dos quais eles puderam apresentar as suas opiniões, necessidades e anseios sobre os temas propostos pela OMS – espaços públicos, transportes, habitação, participação social, respeito, serviços comunitários e de saúde, numa antecipação de iniciativa inicialmente agendada para o dia 23 de setembro.

O Programa começa pelas 14h00, com a receção dos seniores pelos alunos da Escola Secundária. Segue-se, pelas 14h30, a abertura da sessão pela Vereadora do Pelouro de Ação Social, Fátima Moreira. Pelas 14h45, a Presidente da Associação “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, Ivone Dias Ferreira,  apresenta os resultados dos focus group. Pelas 15h30, a Consultora Maria João Carreira faz uma intervenção intitulada “A beleza não tem idade”. A fechar, pelas 16h00, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, encerra a sessão com apresentação de medidas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *