Cultura, Mação

Mação acolheu 11.º Encontro de Bandas

No dia 11 de Setembro Mação acolheu o 11.º Encontro de Bandas. Desde o ano 2000 esta iniciativa de grande valor cultural e social encerra os Jardins de Verão, ou seja, encerra simbolicamente o conjunto de actividades que o Verão nos traz. Este ano a Banda de Mação convidou as Bandas do Fratel e de Rio de Moinhos.

O Encontro de Bandas, promovido pela Sociedade Filarmónica União Maçaense com o apoio da Câmara Municipal de Mação, tem um registo muito interessante contando sempre com duas Bandas convidadas, além da de Mação. As 3 Bandas iniciam sempre a tarde com percursos pelas ruas a jeito de mini concertos em movimento atraindo as pessoas e animando a Vila. Seguidamente juntam-se frente ao edifício dos Paços do Concelho onde são saudadas pelo Executivo Municipal e pela população seguindo, depois, em conjunto pela rua até ao Largo do Matadouro, junto ao Jardim Municipal onde tem lugar um animado Concerto com cada uma das Bandas.

José Costa, Presidente da Direcção da Filarmónica agradeceu a presença das Bandas do Fratel e de Rio de Moinhos, saudou a população, várias dezenas de pessoas que aproveitaram o bom tempo e a excelente música para um programa de domingo diferente e muito agradável e anunciou a preparação das Comemorações dos 150 anos da Filarmónica que decorrerão ao longo de 2012, junto com a Comemoração dos 150 anos do Nascimento de Francisco Serrano.

A Filarmónica União Maçaense tem tido ao longo do seu século e meio de existência períodos de menor actividade, já se temeu a sua extinção mas chegou ao século XXI, está forte em músicos e em vontade de trabalhar e de se afirmar. Tem vários projectos, por vezes falta de dinheiro mas, com o apoio da Câmara Municipal de Mação e da população, pela referência que é para o Concelho, continuará a trabalhar e a crescer. As Comemorações dos seus 150 anos serão a prova da sua vitalidade e vontade de nos dar boa música.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *