Cultura, Portimão

Casa Manuel Teixeira Gomes evoca a “Lusofonia” com música, dança poesia e pintura – Portimão

Entre 15 de Setembro e 15 de Outubro, a Casa Manuel Teixeira Gomes promove a “Lusofonia”, num Ciclo que pretende promover uma viagem pela música e dança de Angola, passando pelas danças de Cabo Verde, pela música e pintura de São Tomé e Príncipe e pelos sons tradicionais de Moçambique.

Sempre com as referências lusófonas como fonte de inspiração, a iniciativa arranca no dia 15 de Setembro, às 21h30, com a música e poesia a cargo de Afonso Dias, que evocará poetas da lusofonia em mais uma edição das Quintas Culturais na Casa Manuel Teixeira Gomes

No dia 17, às 21h00, os momentos lusófonos pertencerão ao Funaná, dança tradicional de Cabo Verde, que será apresentada pelo Grupo de dança Penatchon, da Associação Caboverdiana do Algarve, que voltará a actuar no dia 15 de Outubro, à mesma hora.

Para 20 e 21 de Setembro, a partir das 21h30, será a vez de um workshop dirigido por Xico Barata sobre Kizomba-Semba, dança tradicional angolana. Os interessados deverão fazer previamente a sua inscrição, que é gratuita, pelo telefone 282 458 061 ou email casa.mtgomes@cm-portimao.pt.

No que toca às próximas Quintas Culturais, no dia 22 de Setembro, às 21h30, Xico Barata interpretará  temas angolanos, para no dia 29, à mesma hora, o músico Tonecas levar à Casa Manuel Teixeira Gomes os sons de São Tomé  e Príncipe.

Para 6 de Outubro foi programada uma Noite de Fado, com Hélder Coelho (fadista), Vítor do Carmo (guitarra portuguesa) e José Santana (viola), que actuarão a partir das 21h30, a mesma hora em que a 13 de Outubro o moçambicano Julinho irá participar nestas Quintas Culturais feitas de momentos lusófonos.

Por outro lado, até 28 de Setembro pode ser vista na Casa Manuel Teixeira Gomes uma exposição de pinturas assinadas pelo santomense Ismael Sequeira, que será inaugurada no dia 15, pelas 18h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *