Alcoutim, Sociedade

60.º Aniversário da Festa de Alcoutim assinalado no Dia do Município

A Câmara Municipal de Alcoutim assinalou o 60.º aniversário da Festa de Alcoutim no Dia do Município, 09 de setembro.

A cerimónia quis homenagear todos os que contribuíram para fazer nascer e crescer a Festa de Alcoutim, que é atualmente uma das mais conhecidas festividades algarvias.

Depois da arruada e hastear da bandeira, na Praça da República, os convidados e público presentes na cerimonia dirigiram-se para junto do busto do Dr. João Francisco Dias, numa homenagem a este médico benemérito e fundador das Festas de Alcoutim.

De regresso à Praça da República, foi apresentada uma resenha histórica sobre a festa e a exposição de rua “Festas de Alcoutim – Recordar é Viver”.

Ilustres convidados – Eng. Gaspar Santos e Sr. José Serafim – partilharam com o público a sua experiência na organização da festa nas décadas de 50 e 60, respetivamente. Aventuras e dificuldades na organização desta comemoração foram trazidas à memória dos alcoutenejos na voz destes dois convidados, a quem a autarquia também quis homenagear.

Carlos Brito também foi convidado a dissertar, tendo apresentado uma notícia e feito um apelo à comunidade alcouteneja. Ele e os escritores Teresa Rita Lopes e Mário Zambujal pretendem constituir um grupo de reflexão sobre o futuro e as potencialidades do concelho, atuando como uma voz de Alcoutim junto de empresas, comunicação social e outras entidades. Apelou a toda a comunidade que se juntasse à aspiração deste grupo.

O escritor Mário Zambujal também falou sobre o futuro alcoutenejo, referindo que há fundamentalismos ambientais a travar o desenvolvimento de Alcoutim e que “a proteção não pode ser inimiga do desenvolvimento”.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, encerrou a sessão solene numa sentida homenagem a todos os que contribuíram para o desenvolvimento das Festas de Alcoutim e em particular aos três nomes perpetuados nesse dia na toponímia da vila – José Maria Mendes Amaral, “de quem tive a honra e o orgulho de ser filho” (professor primário e presidente da Câmara Municipal em Alcoutim), Manuel Serafim (comerciante e benemérito, que procurava ajudar a todos nas dificuldades burocráticas da época, tendo também desempenhado funções autárquicas) e Fernando Lopes Dias (sócio fundador do Grupo Desportivo de Alcoutim, grande mobilizador da juventude alcouteneja na sua época e 1º presidente de Câmara de Alcoutim depois do 25 de Abril de 1974).

Um desfile etnográfico, com membros do TEA (Teatro Experimental de Alcoutim), Grupo Etnográfico do Pereiro e Rancho Folclórico de Martim Longo animou o centro da vila, em memória dos primórdios da Festa de Alcoutim.

A Câmara Municipal de Alcoutim apresentou ainda neste dia a publicação “As Grandiosas Festas de Alcoutim – 60 Anos”, onde se compilou a história desta comemoração.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *