Celorico de Basto, Educação

Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar inaugura Centro Escolar da Mota e de Fermil, em Celorico de Basto

Celorico de Basto inaugura os Centros Escolares de Fermil e da Mota, respectivamente, no dia 13 de Setembro, com a presença do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

Uma cerimónia protocolar que marca mais uma etapa na evolução do concelho de Celorico de Basto no que respeita à educação.

Estas infra-estruturas fazem parte de um procedimento impulsionador e dinamizador do Sistema Escolar do Concelho que tem vindo a sofrer uma série de transformações de forma a proporcionar as melhores condições de aprendizagem.

As obras marcam mais um passo em frente num concelho que tem vindo a investir activamente na educação. Tal como o Centro Escolar de Celorico (Vila), que entrou em funcionamento em 2010, estes Centros Escolares seguirão a tipologia de “Escola Básica do 1º ciclo com Jardim de Infância – (EB1/JI).

Pelas 09h30 será inaugurado o Centro Escolar de Fermil.

Com capacidade para albergar 120 alunos em 5 salas do 1ºciclo e 50 alunos em 2 salas do pré-escolar, este equipamento cujo investimento ronda 2 milhões e 300 mil euros, apresenta uma área bruta de construção de 935,00m2 com uma área de recreio de 3.196.00 m2.

O estabelecimento de ensino serve as crianças das freguesias de Canedo, Corgo, Gagos, Molares e Veade.

Seguidamente, pelas 11h00, todos os convidados seguirão para o Centro Urbano da Mota para inaugurar o Centro Escolar da Mota, devidamente equipado para proporcionar uma boa qualidade de ensino às crianças residentes nas freguesias de Agilde, Borba da Montanha, Carvalho, Fervença, Moreira do castelo e parte de Infesta.

O empreendimento tem capacidade para albergar 288 alunos em 12 salas no 1º Ciclo e 50 alunos com 2 salas para o Pré-Escolar. Apresenta uma área bruta de construção de 1.859 m2 com uma área de recreio de 6.253m2. Uma obra orçamentada em 2 milhões e 900 mil euros.

Cada infra-estrutura apresenta características específicas mas, no cômputo geral, a disposição dos conteúdos é semelhante. As salas estão dispostas de acordo com os restantes Centros Escolares com as áreas comuns e as áreas independentes bem delimitadas de acordo com o ensino em causa. Têm também áreas específicas para o jardim de Infância, áreas para o 1º ciclo, áreas administrativas, serviços e infra-estruturas, área desportiva com balneários e os espaços exteriores.

Recorde-se que no total, serão construídos 4 Centros Escolares no concelho de Celorico de Basto. O Centro Escolar da Vila já está em funcionamento desde Setembro de 2010, este ano estão a ser inaugurados os Centros Escolares da Mota e o de Fermil e, para no próximo ano entrará em funcionamento o Centro Escolar da Gandarela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *